As cortinas do palco na música se fecham
Hoje*, o mundo da música chora. O moço músico e pianista encerrou, aqui, sua brilhante jornada. Juá, Rio de Janeiro, jamais será a mesma.
Se ouvirá, sim, os cânticos dos pássaros, mas não mais ecoarão os sons de Beethoven, Mozart, Chopin, Bach e outros
que de sua janela eram encantadores.
Nelson Freire, o tímido músico pianista, conhecido internacionalmente, que externava seus sentimentos de forma simples, mas com grandeza de espírito, em seus acordes e com seus pequenos dedos, dedilhando o piano,
dando vida às notas musicais.
O moço deixa um legado não só à posteridade, mas ao mundo.
Que Nelson Freire desafiou aqueles que afirmavam e, até hoje, afirmam que os dedos longos cabem aos pianistas, isto é fato, pois alcançavam notas indescritíveis.
As cortinas do palco da música se fecham e, agora, ficarão vivas as lembranças de quem teve o prazer de presenciar a sua obra e aos demais só cabem as pesquisas e os aplausos.
Descanse em Paz, Nelson Freire!
(Autora: Escritora Poetisa Sandra Albuquerque)
Rio de Janeiro,01 de novembro de 2021.
Direito Reservados à Autora Lei 9.610/98
N.E. Crônica escrita em 1º de novembro de 2021, data de falecimento do pianista Nelson Freire
- Folheando o meu diário - 20 de outubro de 2024
- Reflexo meu - 11 de outubro de 2024
- O amor sem preconceito - 27 de setembro de 2024
Natural de Duque de Caxias-RJ. Professora, escritora e poetisa. Acadêmica Benemérita Efetiva Patrona e Titular da Cadeira número 14, Comendadora e Doutora Honoris Causa em Literatura, Direitos Sociais e Humanitários e Comunicação pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes-FEBACLA. Embaixadora da Paz e Comendadora da Justiça de Paz, com Comenda lnternacional Diplomata Rui Barbosa- ‘O Águia de Haia’ pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos -OMDDH. Acadêmica da Academia Caxambuense de Letras-ACL e da Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo. Editora Setorial Social e colunista do Jornal Cultural Rol. Representante Municipal-RJ- Inter -NET Jornal. Coautora em várias Antologias, dentre elas, Florbela ll ,Rasgando a Mordaça, Collectânea Sonata Poética da Liberdade, Semeando Versos e Sarau Integração Cultural pela ACL. Honrarias recebidas, dentre outras: FEBACLA: Comenda Láurea Ouro Acadêmico Correspondente e Internacional, Grande Prêmio Internacional de Literatura Machado de Assis, Comenda Príncipe dos Poetas, em homenagem ao escritor Olavo Bilac, Comenda Imperador Dom Pedro ll, Comenda Anita Garibaldi. Ordem dos Cavaleiros Samarthianos: Título de Benfeitora das Ciências, Letras e Artes. Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro Il de Leão: Comendadora FEBACLA e Comendadora Guanabara. Participação na V FLAVIR e Destaque Social Personalidade 2020 e 2021.