
A sonhadora princesa
Era uma vez…
Em um acolhedor casebre nasceu uma menina de classe comum, mas coração e mente de princesa.
Se por um lado viver na idealização dos livros dificulta aceitar a realidade, por outro facilita superar a mesma, pois essa se transforma. O que era imutável passou a ser tudo o que era capaz de criar.
Aguardou ansiosamente pelo seu príncipe encantado, que usou sua moto vermelha para substituir o cavalo branco.
E foi assim, desde a fascinação da carruagem e do sapatinho de cristal dos primeiros encontros até as maçãs envenenadas, fuso de roca de fiar e caçadores malvados que surgiu o amor.
Pois a vida, assim como nos contos, não se constrói apenas de beleza e sucesso, mas com fracassos, quedas e principalmente superação.
Em um lindo e chuvoso dia viveu o tão esperado: “Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença… Até que a morte os separem.” Mas em uma história que não há “Fim”, “The End” ou um livro se fechando.
Uma história não linear, uma história que se reconstrói, que reproduz, que produz…
Produziu o mais belo de todos os bens, um filho que encanta mais do que os pequeninos filhos de Fiona. De princesa à ogra, de ogra à mulher maravilha, mas jamais a vilã, pois entre o bem e o mal, aquele sempre prevaleceu.
Esse pequeno e longo conto sobrevive entre antíteses, hipérboles e ironia, embora a metonímia consegue melhor traduzir: Viveram os cabelos brancos juntos.
E nada mais simples para finalizar uma história de amor do que: E assim viveram felizes para sempre!
Berenice Sousa Miranda Ribeiro
Natural do distrito Maristela de Minas, pertencente ao município de Curral de Dentro/MG, é Historiadora, escritora, cronista e poetisa. Autora dos livros ‘Do Casulo à Borboleta’ e ‘História de Maristela de Minas’. Acadêmica Internacional da FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e, da mesa entidade, detentora, dentre outros, do Título de Grande Honra Defensora Perpétua do Patrimônio Histórico e Cultural Brasileiro, Título Honorífico de Embaixadora da Paz e Dra.h.c. em História. Acadêmica da ALTO – Academia de Letras de Teófilo Otoni e da AILB – Academia Internacional de Literatura Brasileira. Graduada em História e Pedagogia, pós-graduada em Gestão Empresarial e Pessoas, com Ênfase em Tecnologia da Informação e técnica em Secretariado Escolar e Agrimensura. Gerente de Custos.
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
- Chove chuva, chove sem parar… - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

