O livro ‘A Biografia de Marechal Rondon em Poesia’ ficará permanentemente exposto na sala de memória do Museu, além de cópias à disposição gratuita dos visitantes
Memorial Rondon em Mimoso-MT insere e reconhece em seu acervo museal, o livro de escritora rondonopolitana Suziene Cavalcante como uma das principais biografias acerca do Marechal Rondon.
O livro ‘A Biografia de Marechal Rondon em Poesia’ ficará permanentemente exposto na sala de memória do Museu, além de cópias à disposição gratuita dos visitantes.
O convite para a inserção oficial da obra literária da escritora no acervo principal do Memorial Rondon veio da família rondoniana, Almanzor Meireles Rondon, neto do grande Marechal, bem como do Diretor do Museu Alírio e Curador Antônio Evangelista que recepcionaram honrosamente a poetisa matogrossense durante toda a manhã deste domingo 19 de março de 2023.
A obra foi publicada, há algum tempo, pelo Jornal A Tribuna de Rondonópolis-MT e acolhida e autenticada por outras instituições museológicas do Brasil.
Os familiares do Marechal Rondon atestaram que a obra biográfica contada em poesia é fidedigna e rica em historicidade e de igual modo de valorosa em literariedade poética, por isso a inserção e reconhecimento no acervo demonstrativo da vida do Patrono das Comunicações e ilustre desbravador militar.
Além disso, outros dois livros da escritora foram inseridos no acervo do Memorial, quais sejam ‘A História de Rondonópolis em Poesia’ e ‘A História de Cuiabá em Poesia-300 anos’, já que ambas obras literárias também descrevem a história marechalina de Rondon, sua expedição científica com o então Presidente dos Estados Unidos Roosevelt e todas as suas contribuições científicas, militares, desbravatórias e programas sociais para a Nação brasileira.
Efetiva-se, assim, mais uma contribuição histórica e cultural-expansiva para o Estado de Mato Grosso, a exposição permanente da obra poética da escritora rondonopolitana no Memorial Rondon, reconhecida como uma das principais histórias contadas sobre a vida da estrela do Exército brasileiro, e ilustre internacionalmente, Marechal Rondon.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024