Festival proporciona que estudantes de todos os ciclos, cursos e instrumentos da Escola de Música do Estado de São Paulo se apresentem ao público, em uma programação intensa de shows, concertos e recitais com transmissões ao vivo pelo YouTube
Entre 18 e 23 de setembro, a Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura, realiza a 10ª edição da Revirada Musical.
Promovido desde 2014, o festival oportuniza uma semana dedicada às apresentações dos alunos e alunas, onde as aulas são suspensas para que eles possam tocar e vivenciar essa grande confraternização musical, que visa incentivar a produção artística e enriquecer a experiência em performance, pontos amplamente trabalhados nas aulas individuais e coletivas, como destaca a gestora pedagógica da EMESP Tom Jobim, Ana Beatriz Valente.
“É um momento muito importante, no qual toda a equipe e os mais de 2.000 alunos e alunas têm a oportunidade de mostrar uma parte do seu trabalho para os(as) colegas e à comunidade, em mais de 200 apresentações, praticamente ininterruptas, intercaladas entre o auditório e saguão da escola”, diz.
Transmissões ao vivo
Na edição de 2023 – a Revirada da Década -, 100% das exibições serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube da EMESP Tom Jobim. Além disso, neste ano, diversas apresentações acontecerão no entorno da escola, em locais parceiros. Aproveite para conferir esse momento de celebração do trabalho e da dedicação de professores e estudantes da Escola de Música do Estado de São Paulo, referência mundial na formação de profissionais e no ensino de música.
“É uma oportunidade muito especial. Durante os 6 dias, podemos ver toda a diversidade de idades, gêneros, sons e estilos musicais que compõem a EMESP Tom Jobim”, ressalta Ana Beatriz Valente.
SERVIÇO
Revirada Musical 2023 – EMESP Tom Jobim
Data: 18 a 23 de setembro
Local: EMESP Tom Jobim (Largo General Osório, 147, Luz, São Paulo/SP)
Entrada franca
Programação completa em: https://emesp.org.br/noticias/revirada-musical-2023/
Acesse o canal do YouTube da EMESP Tom Jobim em: https://www.youtube.com/@TJEMESP
ESCOLA DE MÚSICA DO ESTADO DE SÃO PAULO – EMESP TOM JOBIM
Referência no ensino brasileiro de música, a EMESP Tom Jobim é uma escola do Governo do Estado de São Paulo gerida pela Santa Marcelina Cultura, Organização Social parceira da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Atende gratuitamente mais de 1.300 alunas e alunos em seus cursos e habilitações em música popular e erudita, da teoria à prática musical. Em 2019, a EMESP Tom Jobim comemorou 30 anos de atuação. A Escola tem como objetivo a formação dos futuros profissionais da música erudita e popular.
Com um corpo docente altamente qualificado, a EMESP Tom Jobim vem construindo um projeto pedagógico inovador, com foco no ensino de instrumento, no convívio dos alunos com grandes mestres e nas práticas coletivas (música de câmara e prática de conjunto), além de disciplinas teóricas de apoio.
Em constante diálogo com as principais instituições de formação musical do Brasil e do mundo, a EMESP Tom Jobim oferece a cada ano centenas de shows, concertos, workshops e master classes. A EMESP Tom Jobim mantém um eixo de difusão artística complementar às atividades de formação com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de seus alunos e criar uma ponte entre o aprendizado e a profissionalização, além de fomentar a formação de público e a difusão da música em todas as modalidades.
A Escola mantém os grupos artísticos: Banda Sinfônica Jovem do Estado, Coral Jovem do Estado, Orquestra Jovem do Estado e Orquestra Jovem Tom Jobim que oferecem bolsas para as alunas e os alunos da Escola.
SANTA MARCELINA CULTURA
Eleita a melhor ONG de Cultura de 2019, além de ter entrado na lista das 100 Melhores ONGs em 2019 e 2020, a Santa Marcelina Cultura é uma associação sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social de Cultura pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas que atua com a missão de formar pessoas.
Criada em 2008, é responsável pela gestão do Guri, da Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (EMESP Tom Jobim) e do Theatro São Pedro. O objetivo da Santa Marcelina Cultura é desenvolver um ciclo completo de formação musical integrado a um projeto de inclusão sociocultural, promovendo a formação de pessoas para a vida e para a sociedade.
No Theatro São Pedro, a Santa Marcelina Cultura desenvolve um trabalho voltado a montagens operísticas profissionais de qualidade aliado à formação de jovens cantores e instrumentistas para a prática e o repertório operístico, além de se debruçar sobre a difusão da música sinfônica e de câmara com apresentações regulares no Theatro.
Para acompanhar a programação artístico-pedagógica do Projeto Guri, da EMESP Tom Jobim e do Theatro São Pedro, baixe o aplicativo da Santa Marcelina Cultura. A plataforma está disponível para download gratuito nos sistemas operacionais Android, na Play Store, e iOS, na App Store. Para baixar o app, basta acessar a loja e digitar na busca “Santa Marcelina Cultura”.
Voltar:http://www.jornalrol.com.br
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024