Fundada com o objetivo de promover a colaboração e a troca de conhecimento entre esses dois países, a AHBLA desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e da produção acadêmica

A Academia Hispano-Brasileira de Ciências, Letras e Artes (AHBLA) é uma instituição acadêmica única, que serve como uma ponte cultural e intelectual entre Brasil e Espanha. Fundada com o objetivo de promover a colaboração e a troca de conhecimento entre esses dois países, a AHBLA desempenha um papel fundamental na promoção da cultura e da produção acadêmica.
A Função de uma Academia de Letras para o Brasil e para a Espanha
As Academias de Letras têm uma longa tradição em promover a língua, a literatura e a cultura de seus respectivos países. No caso da AHBLA, sua função é especialmente relevante, uma vez que busca fortalecer os laços entre Brasil e Espanha por meio da promoção de estudos, pesquisas e produção literária e artística.
Para o Brasil, a AHBLA oferece uma série de eventos presenciais e online para acadêmicos brasileiros se destacarem internacionalmente e compartilharem suas contribuições com uma audiência global. Para a Espanha, a academia desempenha um papel crucial na divulgação da cultura e da língua espanhola no contexto brasileiro e, por extensão, na América Latina.
Benefícios de Participar da AHBLA
Os acadêmicos que fazem parte da AHBLA desfrutam de diversos benefícios:
Networking Internacional: A AHBLA oferece oportunidades de interação com acadêmicos, escritores e artistas de renome tanto do Brasil quanto da Espanha, criando uma rede de contatos potenciais.
Participação em Eventos e Publicações: Os membros têm a oportunidade de apresentar seu trabalho em eventos acadêmicos e culturais e contribuir para publicações conjuntas da academia.
Reconhecimento Acadêmico: Ser um membro da AHBLA é um reconhecimento de excelência acadêmica e contribuições significativas para a cultura e as letras.
Apoio à Pesquisa e Criação Artística: A academia apoia projetos de pesquisa e criação artística por meio de equipes de voluntários.
Ingresso na AHBLA
A AHBLA está atualmente com seu edital de ingresso aberto. Para se tornar um acadêmico, os interessados devem atender aos principais requisitos:
- O(a) candidato(a) deverá possuir livro publicado, e ou participação em antologia publicada, obra plástica autoral, formação ou atividade musical ou teatral.
- No caso de Literatura, o membro aprovado(a) deverá enviar uma unidade de sua obra para o acervo permanente da academia;
Os interessados podem solicitar mais informações e o edital completo entrando em contato por:
A AHBLA convida todos os interessados em fortalecer as relações culturais e acadêmicas entre Brasil e Espanha para se juntarem a esta prestigiosa academia e contribuir para a promoção da cultura e das letras em ambos os países.
Siga AHBLA no Instagram:
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


Não contaram com a Guiné Bissau