Seis escolas da Zona Sul de São Paulo serão grafitadas nos próximos meses pelos artistas do Projeto Voltando à Escola
O Projeto Voltando à Escola já levou cerca de 800 artistas para mais de 100 escolas públicas em 6 estados brasileiros, impactando pelo menos 65.000 pessoas da comunidade escolar
Com patrocínio do Parque Global e apoio da Benx Incorporadora, por meio do Programa de Municipal de Apoio a Projetos Culturais – PROMAC, da Secretaria de Cultura de São Paulo, a Conecta Cultura levará o PROJETO VOLTANDO À ESCOLA para seis escolas públicas na região de Paraisópolis (ZS).
As escolas receberão cerca de 30 artistas para revitalização de salas de aula e espaços comuns por meio da arte urbana.
Três escolas serão grafitadas entre 05 e 12 de dezembro de 2023 (veja locais e datas abaixo) e outras três entre janeiro e fevereiro de 2024 (datas a confirmar).
As artes serão pintadas fora dos dias e horários letivos devido ao cheiro forte de tinta. Quando estudantes e educadores retornarem às escolas serão surpreendidos com enormes e coloridas obras de arte nas paredes.
Após os grafites, acontecerão oficinas de grafite e rodas de conversa com o idealizador do projeto, o artista visual Ricardo Célio, onde toda a comunidade escolar poderá experimentar o muralismo, compartilhar suas impressões e falar sobre o “artivismo”, que considera a arte um instrumento de cura e transformação em nível pessoal e coletivo.
Locais e datas das ações:
EMEF CEU Paraisópolis
Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva – Jardim Parque Morumbi
05 e 06 de dezembro
EE ETELVINA GOES MARCUCCI
Praça Dona Sereia Ambuba, 271 – Vila Andrade
09 de dezembro
EMEF FRANCISCO REBOLO
Rua Catarinenses, 200 – Vila Andrade
12 de dezembro
EE LUIS GONZAGA TRAVASSOS DA ROSA
Rua Afonso Vidal, 600 – Jardim Santo Antônio
Data a confirmar
EE MARY MORAES
Avenida Marechal Juarez Tavora, 257 – Super Quadra Morumbi
Data a confirmar
EMEF PROFº PAULO FREIRE
Rua Melchior Giola, 296 – Paraisópolis
Data a confirmar
SOBRE O PROJETO
O VOLTANDO À ESCOLA foi idealizado pelo artista plástico e grafiteiro Ricardo Célio, que já pintou espaços urbanos em 10 estados brasileiros, além de EUA, Europa e Oriente Médio.
O projeto repensa e ressignifica as relações entre espaço escolar, cultura e cidadania por meio da arte urbana.
Para isso, convida artistas de diferentes estilos visuais, que já foram alunos de escolas públicas, para grafitarem salas de aula, quadras, refeitórios, corredores e bibliotecas.
Desde 2017, mais de 800 artistas já levaram suas artes por meio do projeto para mais de 100 escolas públicas em 6 estados brasileiros, impactando pelo menos 65.000 pessoas da comunidade escolar.
Responsabilidade social
Além de uma experiência estética, a arte é um instrumento de cura que promove transformação e evolução em nível pessoal e coletivo.
O encanto causado pelas cores e mensagens dos grafites nas escolas promove alegria, bem-estar e inspiração em quem os contempla.
Com uma cara mais criativa, moderna e divertida, as escolas estimulam a criatividade de educadores e estudantes, e enriquecem a cultura escolar.
Ao serem revitalizadas, elas inspiram mais cuidado, carinho e limpeza. Tornam-se cada vez mais valorizadas e respeitadas, ampliando o desejo de pertencimento por parte dos estudantes e educadores, e reduzindo a violência e a evasão escolares.
Essa nova experiência com os espaços escolares gera melhorias nas relações humanas que acontecem e trocas culturais capazes de transformar a vida de todos e fomentar o ideal de educação como prática da liberdade.
Ação educativa
Após a pintura, a equipe do VOLTANDO À ESCOLA realiza uma oficina de grafite e uma roda de conversa com estudantes e educadores sobre a relação entre espaço escolar, cultura e cidadania por meio da arte urbana.
Estes encontros são fundamentais para a tomada de consciência da comunidade escolar em relação ao papel da arte e da cultura na construção da cidadania.
“Levando cor, alegria e esperança para as escolas, buscamos reduzir a violência e resgatar a cidadania no ambiente educacional”, diz Célio, ressaltando a importância das ações de arte nessas localidades.
SOBRE O PARQUE SOCIAL
Com uma visão futurista de desenvolvimento urbano, o Parque Global emerge como um farol de inovação e sustentabilidade no coração da cidade. Localizado na Marginal Pinheiros, o complexo imobiliário desenvolvido pela Benx Incorporadora, combina empreendimentos residenciais, comerciais, centro médico, hospital, shopping center, hotel, educação, lazer, gastronomia, cultura e arte em uma sinergia perfeita com a natureza.
O Parque Global redefine a maneira como entendemos e vivemos nas cidades. Mais do que um projeto imobiliário, é uma promessa para a cidade do futuro, onde a praticidade, sustentabilidade e inovação convergem para criar uma experiência urbana verdadeiramente única.
Mídia espontânea
Saiba mais
Site: https://www.projetovoltandoaescola.com
Instagram: https://www.instagram.com/projetovoltandoaescola/
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- O Manual de Instruções da Humanidade - 20 de setembro de 2024
- Editora Cubile lança livro sobre a história de Sorocaba - 19 de setembro de 2024
- Exposição de Artes Janelas do Brasil - 18 de setembro de 2024