Peça de mamulengos será encenada gratuitamente no Largo dos Amores
O Circuito Cultural Paulista trará mais um grande espetáculo para Itapetininga, através da Secretaria de Cultura e Turismo. A peça teatral Simão e o Boi Pintadinho, do Grupo de Teatro de Mamulengos do Mestre Valdeck de Garanhuns, será encenada na Praça dos Amores, dia 21 de outubro, sexta-feira, a partir das 15h.
Sobre o espetáculo
Simão e Boi Pintadinho conta a história de Cel. Vicente, que vai realizar uma grande festa para celebrar o noivado de sua filha. Para organizar, ele manda chamar Simão, seu braço direito, que fica encarregado de tudo, contando com o auxílio de sua companheira Marieta e de alguns amigos. O coronel diz a Sinão que a festa tem que ser uma grande folia brasileira. Mas o Grindo e o Político, que se dizem amigos do coronel, querem modificar tudo para colocar coisas mais ‘modernas’ e soltam a Cobra-Grande para devorar o Boi Pintadinho.
Sobre Valdeck de Garanhuns
Em 1975, o pernambucano criou seu primeiro grupo de teatro de mamulengos, com o objetivo de divertir e educar pessoas. Dez anos depois veio para São Paulo, onde encenou em diversos locais, para diferentes públicos, como festivais nacionais e internacionaisde teatro de bonecos, ganhando diversos prêmios.
Em seu grupo atual, o mestre (como é chamado o artista que dá vida aos mamulengos)
Valdeck de Garanhuns conta com a participação de três músicos, um ajudante, uma figurinista e uma produtora.
Sobre o teatro de mamulengos
Mamulengos são fantoches, de tradição especialmente do Estado de Pernambuco. Eles estão presentes na cultura brasileira nordestina desde o período colonial. A origem do nome mamulengos é controversa, mas popularmente atribui-se a expressão ‘mão molenga’, já que é necessário ter grande habilidade para manipular os bonecos.
Normalmente, na peça de mamulengos há apenas um roteiro e não diálogos escritos e decorados. Sempre há música, dança e grande interação com o público, por isso, o mestre precisa ser um bom improvisador, além de ter uma grande disposição, já que uma apresentação pode durar muitas horas e ser composta por diversos bonecos
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.