Maze Oliver: Artigo ‘Os borderlines’
As pessoas que são borderlines são instáveis por serem emocionalmente imaturas, e estão enquadradas pela Psiquiatria no grupo B, onde estão todos os transtornos de personalidade, que, ressalte-se, são muitos. Isso significa que esse comportamento transtornado é um jeito de ser da pessoa. Por isso, não há um remédio para a cura. Ela ou ele são ‘como se fossem’ crianças grandes que fazem BRIGA para ter atenção. Sentem-se vazias e querem ter alguém para elas, ou para cuidar delas. Sempre culpam os outros pelo seus próprios atos. De acordo com a Dra. Ana Beatriz, conhecida psiquiatra brasileira, a causa é genética, ou seja, já nascem assim e são crianças graciosas na infância.
Jacques Lacan, importante psicanalista francês que revolucionou a teoria Freudiana, criando a teoria Lacaniana, não concordou que uma pessoa poderia ter duas estruturas mentais ao mesmo tempo. E criou uma discussão a respeito do border, que antigamente conhecíamos como limítrofe, ou seja na borda, entre um e outro, pois acreditava-se que estivesse entre a neurose e a psicose. Rebelde e questionador, Lacan ironizou os que na época defendiam essa ideia, chamando um dos casos estudados pela Psicanálise de Freud de “Caso Border da Psicanálise”. Era uma ironia!
Hoje, a Psiquiatria moderna o classifica em um novo grupo, o grupo dos transtornos da personalidade, e o denomina de Borderline, isto é, ainda conserva o “velho conceito de no limite”. Isso porque BORDA significa na beira, no limite.
Essas pessoas temem ser abandonadas. Mas, muitas vezes essas paranoias não têm uma causa real e são puramente fantasiosas. Isso faz com que os borders sejam reféns de seus próprios atos e sentimentos e vivam sempre com medo de serem rejeitados. Melhoram com a terapia, tratamento das comorbidades e com a idade. Às vezes, um relacionamento com um parceiro maduro(a) pode ajudar a superar as crises de ciúmes, insegurança, inveja, raiva, ira e surtos. Que muitas vezes podem ter motivos reais, ou delirantes (fantasias).
Se você se sente assim, procure ajuda!
Maze Oliver
Contatos com a autora
- O mito de Narciso - 6 de novembro de 2024
- Alma febril - 7 de outubro de 2024
- Soneto para Beethoven - 21 de julho de 2024
Maze Oliver é escritora, blogueira e ativista cultural. Acreana de Rio Branco – Acre. Orientadora Educacional pós graduada pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Psicanalista Clínica (CEHIFE). Primeira Presidente e Padroeira da Sociedade Literária Acreana (SLA), membra da Academia Nauta de Letras (ANL), Academia Internacional da União Cultural, Academia Acreana de Letras (AAL), Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA). Membra de outras associações, academias e vários grupos literários. Doutora H.C. em Literatura pela FEBACLA e Dama Comendadora na Soberana Ordem da COROA DE GOTLAND, entre outros títulos. Possui sete livros publicados, todos no Clube de Autores, na internet. É colaboradora do Internet Jornal e Jornal Cultural ROL, moderadora da Revista Virtual / Blog da SLA. Mais detalhes biográficos em sua página pessoal na Web – Blog da Maze.