‘Incompatível com a Vida’. Próximo filme que será exibido pelo Cineclube de Itu. Um filme sensível e polêmico da consagrada cineasta Eliza Capai
O Cineclube de Itu selecionou para sua próxima exibição um filme, extremamente sensível e polêmico, dirigido por Eliza Capai.
A exibição gratuita acontecerá no dia 21 deste mês, uma sexta-feira, às 20h00 no Confrades Bar que fica na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 47 – Itu/centro.
Sobre o filme:
O filme de teor autobiográfico, relata a experiência de Eliza quando começou a filmar sua própria gravidez, na época a ideia era filmar cenas do cotidiano de sua experiência da maternidade junto com seu companheiro.
A direção inicial do filme toma outro rumo, quando na 14. semana, recebe o diagnóstico de uma má formação fetal, tornando o bebê incompatível com a vida, sendo aconselhada pelos médicos a interromper a gravidez. Isto foi legalmente possível porque Eliza morava em Portugal, onde a lei sobre o aborto foi descriminalizada em 2007.
Para enfrentar sua dor, Eliza passa a conversar e filmar outras mulheres que passaram por situações semelhantes.
O filme questiona a problemática das políticas públicas relacionada a interrupção legalizada da gravidez e as lacunas no preparo dos profissionais de saúde para lidar com casos assim.
Passando pelos diversos conflitos das mulheres que enfrentam esta situação e, as implicações dos variados pontos de vista, nos levando a refletir profundamente sobre percepções da vida, morte e direitos.
Premiação:
O filme lançado em 2023 foi escolhido como vencedor da Competição Brasileira de Longas ou Médias-Metragens no festival de cinema “É tudo verdade”.
Segundo a opinião do júri – “Pela coragem de mergulhar de maneira pessoal e poética num tema delicado e urgente, trazendo à luz a realidade de muitas mulheres e a urgência da discussão sobre os direitos reprodutivos no Brasil.”
Sobre a diretora Eliza Capai
Eliza, documentarista de carreira consolidada e respeitada, fez filmes de diferentes abordagens, sempre voltados para questões sociais e de gêneros.
O seu filme “Tão Longe é Aqui” percorre diversos países do continente Africano contando a história das mulheres que habitam este lugares tão diferentes de nossa realidade.
Entre outros vale destacar também o documentário “Espero tua (re)volta” marcado pela mobilização política dos estudantes do ensino médio.
Estes dois documentários, “Tão Longe é Aqui” e “Espero tua (re)volta”, já passaram pelas telas do Cineclube de Itu.
Sobre o evento:
O evento é uma contrapartida do projeto contemplado pela Lei de fomento ao setor audiovisual de apoio a cineclubes, através do edital 08/2023 – chamamento público 182/2023 promovido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Itu subsidiado pela Secretaria de Cultura do Estado de SP.
Nota da prefeitura:
A Prefeitura da Estância Turística de Itu esclarece que, esta é uma obra independente, resultante do processo de seleção do Edital n. 182/2023, nos termos da Lei Complementar n. 195/2022 (Paulo Gustavo), do Decreto Federal n. 11.525/2023 (Paulo Gustavo) e do Decreto Federal (Fomento Cultural) n. 11.453/2023. Portanto, o conteúdo, opiniões emitidas e expressas nesta obra audiovisual são de exclusiva responsabilidade dos autores e não representam o poder público municipal.
SERVIÇO:
Exibição do Cineclube de Itu
Filme: Incompatível com a Vida
Data: 21 de junho (sexta)
Horário: 20h00
Faixa etária recomendada: Acima de 14 anos
Duração: 92 minutos
Local: Confrades Bar
End.: Rua Padre Bartolomeu Tadei, 47 – Itu/centro
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024