‘De Todos os Tons’ fecha a trilogia poética ‘De Todos’
No dia 18 de outubro, das 19 h às 21h30, o poeta e escritor volta-redondense Márcio Castilho, indicado para receber o Prêmio Carioca de Excelência Artística pela Editora Mágico de Oz, lançará o livro ‘De Todos os Tons‘, obra que fecha a trilogia poética ‘De Todos‘.
O lançamento ocorrerá no Clube Foto Filatélico, durante a Feira literária de Paraty (FLIP).
O primeiro volume ‘De Todos Os Tempos‘, garantiu ao autor o Prêmio Olho Vivo como Melhor Livro de 2019. Já O segundo volume, ‘De Todas As Tribos‘, se posicionou entre os três melhores livros de 2020 através de enquete popular realizada pelo jornal Olho Vivo.
De Todos Os Tons traz, além de um repertório poético, uma seleção de crônicas escritas por Castilho durante o período em que foi colunista do Jornal cultural ROL (www.jornalrol.com.br).
Quanto à seleção dos poemas, Castilho diz que buscou selecionar um repertório com teor autobiográfico repleto de lembranças da adolescência e juventude, as ruas onde morou, viagens que realizou, acontecimentos que marcaram sua vida e, é claro, não poderia faltar textos em homenagem aos familiares, amigos e amores.
De Todos Os Tons também revela o lado pintor do autor, que fez questão de inserir fotografias de algumas de suas telas pintadas a óleo ao longo das páginas do livro. O autor comenta que poesia, música e pintura se conjugam em sua obra, fazendo com que o leitor busque identificar as cores com que pinta a sua jornada terrestre. As cores, os tons, as músicas geram emoções humanas e cabe a cada um selecionar as tintas de sua própria paleta durante sua caminhada.
Para Castilho, os tons despertam emoções palpáveis, perceptíveis nos tons das cores e nos tons de uma canção, como diz o autor em seu poema ‘Margaritífera’. “Sim, eu leio poesia em voz alta para que ela se infiltre em todos os sentidos, seja olhos, boca, , olfato, ouvidos, seja tátil, palpável a arrepiar minha nuca, seja toda prosa, toda ‘proesia'”. Enfim, “o livro nos permite o contato com nossos próprios tons, os matizes, as emoções que escolhemos para colorir nossas próprias vidas , nossos tempos e nossas tribos’, arremata o poeta.
Sobre o autor
Márcio do Nascimento Castilho, mais conhecido no meio literário como Márcio Castilho, natural de Duque de Caxias (RJ), e radicado em Volta Redonda (RJ), é funcionário público, escritor, poeta e membro da Academia Volta-redondense de Letras (AVL), Academia Mundial de Cultura e Literatura (AMCL), Academia Caxambuense de Letras (ACL), Academia de Artes Ciências e Letras do Brasil (ACILBRAS), Academia Independente de Letras (AIL), Sociedade Brasileira dos Poetas Aldravianistas (SBPA) e Acadêmico Internacional da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA.
Coautor de mais de 30 antologias e participou dos seguintes eventos literários: FLIR (Feira Literária de Resende/RJ), FLINIT (Feira Literária de Niterói/RJ), FLIM (Feira Literária de Mambucaba/RJ), Feira Literária de Volta Redonda/Cederj/RJ, V Bienal do Livro de Volta Redonda/RJ e 8ª Semana da Arte Aldravista – Mariana/MG.
Recebeu os prêmios Olho Vivo, nas categorias Melhor livro (2019) pela obra, ‘De Todos Os Tempos’, e Melhor Poeta (2020). O soneto, ‘Angústia de Narciso’, garantiu ao autor o 1º lugar em dois concursos literários. Seu segundo trabalho, ‘De Todas As Tribos’, se posicionou entre os três Melhores Livros de 2021, através de enquete popular realizada pelo jornal Olho Vivo.
Foi colunista do Jornal Cultural ROL do blog da escritora Elyane Lacerdda.
Você pode adquirir o livro ‘De Todos Os Tons’ diretamente com o autor, através dos seguintes endereços:
E-mail: marciocastilho74@outlook.com
Instagram: https://www.instagram.com/marciocastilho7508/
Valor do exemplar: R$ 40,00
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024