Resenha do livro ‘Broto de Coragem’ de Junior Pedroza
RESENHA
Uma narrativa regionalista, muito bem escrita, com um enredo potente, cheio de mensagens significativas sobre a vida e a luta do povo sertanejo.
Sua religiosidade, sua alegria, suas mazelas e sua força.
E com uma lenda de fundo para trazer humor e boas risadas.
Perfeito!! Amei!!!
Assista à resenha do canal @oqueli no Youtube
SINOPSE
Com a partida do pai, Fiel se vê na responsabilidade de cuidar da mãe.
Com um lenço na cabeça, a definhar, escondendo a voz e a dor, Noeli se sente manchada pela vergonha de ser mais uma viúva da seca.
O que a vida reserva para mãe e filho?
Como enfrentarão os desafios de sobreviver ao abandono do sertão em Realzinho?
Em terra que não dá dengo, é possível resistir ao descaso com fé e coragem?
“O livro mostra as dificuldades de muitas famílias do sertão nordestino, que enfrentam desafios, abandonos, complicações em vários aspectos da vida.
Fala da hipocrisia, da farsa de conduta daqueles que se dizem ‘Santos’.
Transparece a realidade do Nordeste brasileiro, uma rica e bela região que a política projetou para o sofrimento, um povo que luta incansavelmente para sobreviver diante das adversidades do lugar.
A palavra CORAGEM é um verdadeiro mantra na alma do sertanejo, que mesmo cansado não desiste. Local de encantos, mas também de dor, assim podemos traduzir o sentimento de Fielzinho.
Uma terra fértil, com muitos brotos de coragem e vigor na alma dos cidadãos da melhor parte do país, porém maltratada pelo poder público.
Claro que, neste belo enredo, não poderia faltar o bom-humor e criatividade que são inerentes ao povo nordestino, narrativa de ficção com exemplos reais de vida.
A poesia também faz parte da obra, cheia de emoção nas falas dos personagens, um jeitinho de falar peculiar da região, com um sotaque lindo e arretado.
Mostra como a seca maltrata essa gente tão cheia de vida e que mesmo na dor carrega um coração cheio de amor.” Rosângela Brito.
O livro está concorrendo ao 9º Prêmio Kindle de Literatura.
SOBRE O LIVRO
A ideia surgiu para Junior com o imenso desejo de homenagear seus pais, que o inspiram todos os dias, e são nordestinos.
Também são fonte de grande inspiração para o autor: Deus e Ariano Suassuna.
Broto de Coragem é um romance rural ambientado no sertão nordestino.
A obra mescla regionalismo, humor e críticas sociais dentro de uma oralidade marcante que busca levar o leitor à reflexão.
Narra a força do povo e de uma região brasileira marcada pelo descaso e não atraso.
O livro está concorrendo ao 9º Prêmio Kindle de Literatura.
SOBRE O AUTOR
Juarez Inacio Pedroza Junior, carioca, cristão, casado e pai de uma linda menina.
É militar e pós-graduado em Língua Portuguesa.
Iniciou na leitura e na escrita, ainda menino, ao ouvir os conselhos de seu pai que o ensinou a importância dos estudos.
Com o desejo de aprimorar, começou a estudar escrita criativa e, em 2021, publicou seu primeiro romance ‘Páginas para meu Filho’, um drama familiar.
Em agosto de 2024, publicou ‘Broto de Coragem’, um romance rural ambientado no sertão nordestino.
“Escrever dá trabalho, mas é prazeroso.”
Júnior Pedroza
OBRAS DO AUTOR
ONDE ENCONTRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Membrana, de Maurício Limeira - 20 de novembro de 2024
- Parte de mim vai embora - 19 de novembro de 2024
- Olhares Silenciosos - 18 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.