Professor Carlos Cavalheiro participa de Encontro sobre a Região Metropolitana de Sorocaba

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro participou no último dia 23 de abril, quarta-feira, do 1º Encontro de Pesquisadores do Observatório da Região Metropolitana de Sorocaba.
Participaram desse Encontro vinte pesquisadores das áreas de Educação; Comunicação e Cultura; Ciências Farmacêuticas; e Processos Tecnológicos e Ambientais. Todos os participantes são Bolsistas do CNPq e participam de programas de Pós-Graduação na Universidade de Sorocaba (Uniso), onde ocorreu o encontro.
A pesquisa do professor Carlos tem como atenção os pescadores de área urbana do rio Sorocaba. Doutorando em Comunicação e Cultura, Carlos Cavalheiro explanou sobre a sua pesquisa intitulada “Um rio de possibilidades: a comunicação rebelde dos pescadores da área urbana do rio Sorocaba”.
O conceito de comunicação rebelde foi cunhado pelo professor Carlos Carvalho Cavalheiro e tem recebido reforço teórico de seu orientador, o professor Dr. Paulo Celso da Silva, Coordenador da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.
Comunicação rebelde é a ação de se contrapor ao status quo, ou seja, em desafio à lógica predominante. Assim, as práticas de pesca na referida área urbana de Sorocaba se configuram como um modo de interagir criticamente com a cidade, uma vez que os pescadores, em sua relação com o rio, percebem-no de maneira diferente das pessoas que estão desvinculadas com esse recurso natural, especialmente o Poder Público que, muitas vezes, não cuida dele como deveria.
É, portanto, uma comunicação que se rebela, resiste e insiste em seus valores e critérios. Contudo, a comunicação que rebela, resiste e insiste não está livre das pressões, sejam elas editoriais, simbólicas, financeiras, políticas para ter poder de transformação social e não ser cooptada, absorvida ou ficar inserida em sistemas de poder e narrativas dominantes, as quais pretendia confrontar e sendo neutralizada em seus valores e critérios.
Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História da rede pública municipal de Porto Feliz. É Mestre em Educação pela UFSCar e atualmente está cursando o Doutorado em Comunicação e Cultura pela UNISO.
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


Sensacional, a região ganha, a população ganha e nós, fora da região metropolitana de Sorocaba, ganhamos em motivação!!! 👏🏻👏🏻👏🏻