No Quadro do ROL, as letras de Marta Oliveri, cuja escrita representa a realidade completa de uma geração sobrevivente

Marta Oliveri, 66, natural de Buenos aires, é escritora, poetisa, romancista, docente e ensaísta argentina, com destaque na literatura argentina contemporânea.
Neta do poeta húngaro Vèr Ändor, abordou o problema de seu tempo a partir de uma postura poética e existencial. Sua busca por escrita representa a realidade completa de uma geração sobrevivente, sendo reconhecida por seu compromisso com os direitos humanos.
Publicou mais de 20 livros, incluindo poesia, novela e ensaio. Na poesia, destaca ‘Antologia do Desamparo’, que reúne nove coletâneas de poemas e reflete a busca poética ao longo dos anos. Na ficção, o romance ‘O Homem no Copo d’Água’ é uma de suas obras mais notáveis e pessoais. E nos ensaios, ‘A Outra Visão’ é uma obra que lhe permite refletir sobre temas pelos quais é apaixonada. Esses três livros, embora de épocas diferentes, são, sob a ótica de Marta Oliveri, os que melhor a refletem como escritora, representando a completa realidade de uma geração sobrevivente, e, com isso, ensejando-lhe elogios por intelectuais como Leonardo Senkman.
Por sua expressiva carreira literária, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura em diversas ocasiões, pela Sociedad Argentina de Periodismo Médico (SAPEM) e a Asociación Latinoamericana de Poetas (ASOLAPO).
SaibaMais sobre Marta Oliveri:
https://biblioteca-virtual.fandom.com/es/wiki/Marta_Oliveri
Marta Oliveri inaugura sua colaboração no ROL com o poema ‘O Poeta deu à luz o desamparo’.
O Poeta deu à luz o desamparo

às 11:11 PM
O poeta deu à luz o desamparo.
O século lançou uma sombra sobre a grande comédia onírica, uma cronologia de infâmias férreas.
Antologista do vento, tua terra é sempre diferente.
Tu emerges das profundezas onde o anjo começa, onde o monstro se esconde em profunda beleza.
E o indizível e a metáfora são um só.
O significado da nomeação está no ar.
E não há história em suas páginas, nem minúsculos escribas preenchendo a beleza com miséria.
É o navio intangível: ele balança entre as árvores, entre o céu e a terra estava o paraíso.
Hoje, o silêncio no oco da palavra é outro lugar; o deserto a ama em sua miragem; o pária em seu exílio lhe dá terra, e um Deus não nascido se refugia em seu berço.
Marta Oliveri
- English Talk Club - 8 de julho de 2025
- Meu corpo conta histórias - 7 de julho de 2025
- Poetar - 7 de julho de 2025

Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente, Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.
Belíssima apresentação. Seja muito bem-vinda ao Jornal Cultural ROL, querida Marta Oliveira! ❤️🌹👏👏👏👏👏👏👏👏
Muchas Gracias Abrazo de Argentina
Un inmenso placer formar parte de tan hermoso grupo abrazo de Argentina
you could check here [url=https://abstractsandessaysforstudents.help]college application essay writing service[/url]
Muchas Gracias !!!
Sua estreia no Jornal Cultural Rol com o poema que nos traz, é de impactante lnterpretaçao e de maravilhosa linguagem poética!
Seja bem-vinda, nobre escritora Marta Oliveri!
Muchas gracias querida poeta es para mi un honor y una gran alegria recibir tu comentario.Abrazo desde Argentina
Gracias por tener de columnista a nuestra gran escritora y poeta argentina que desde su profunda esencia y sensibilidad que hace a través de sus palabras darnos esperanza para un cambio de paradigma de la especie humana que se encuentra en una crisis muy profunda para preservación de la misma.
Un honor recibir tan lúcido y sensible comentario qué aporta conciencia y valor a esta última a esta presentación espero seguir cumpliendo con el objetivo de llegar adelante Trabajo de aporte a la cultura Un gran abrazo y muchas gracias