A COMENDA MÉRITO CIENTÍFICO GALILEU GALILEI destina-se a galardoar personalidades nacionais ou estrangeiras como forma de reconhecimento das suas relevantes contribuições prestadas à ciência, à tecnologia e à inovação

OUTORGA DA COMENDA MÉRITO CIENTÍFICO GALILEU GALILEI

A COMENDA MÉRITO CIENTÍFICO GALILEU GALILEI foi instituída em 29 de julho de 2025, conforme o decreto acadêmico 0729.008/2025, em homenagem a Galileu Galilei, frequentemente referenciado como ‘pai da astronomia observacional’, ‘pai da física moderna’, ‘pai do método científico’ e ‘pai da ciência moderna’.
Galileu Galilei nasceu na cidade de Pisa, Itália, no dia 15 de fevereiro de 1564. Foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, entre outras áreas.
A COMENDA MÉRITO CIENTÍFICO GALILEU GALILEI destina-se a galardoar personalidades nacionais ou estrangeiras como forma de reconhecimento das suas relevantes contribuições prestadas à ciência, à tecnologia e à inovação.
A COMENDA MÉRITO CIENTÍFICO GALILEU GALILEI é uma forma de valorizar e incentivar a produção científica e tecnológica no país, reconhecendo o trabalho daqueles que contribuem para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento do Brasil.
As áreas de atuação dos agraciados são diversas, abrangendo ciências biológicas, radiológicas, físicas, agrárias, da terra, química, matemática, sociais, humanas e tecnológicas, além de engenharias.
As solenidades de outorga, serão realizadas nas seguintes datas:
Dia 12 de setembro (sexta-feira) às 15h.
Local: Câmara Municipal de Niterói.
Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 625, Centro – Niterói – RJ.
Dia 13 de setembro (sábado) às 16h. Evento virtual na plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo pela TV CHANNEL NETWORK.
EDITAL DISPONÍVEL:
- A Fundação da Academia Brasileira de Letras - 2 de fevereiro de 2026
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.

