dezembro 06, 2025
Príncipes também são sapos
O mistério da rua sem saída
Cooperar é melhor que competir!
Ouro derretido à deriva
Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias
O caminho
Dezembro
Últimas Notícias
Príncipes também são sapos O mistério da rua sem saída Cooperar é melhor que competir! Ouro derretido à deriva Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias O caminho Dezembro

Empatia coletiva

image_print

Carlos Javier Jarquín

‘A humanidade precisa fomentar a empatia coletiva’

Carlos Javier Jarquin
Carlos Javier Jarquín

O que seria da vida sem amor? Talvez uma existência vazia e sem cor, um mundo desprovido de beleza. Para os seres humanos, o amor, em todas as suas formas (romântica, familiar, amigável, para consigo mesmo ou para com o mundo), é o encanto sublime por excelência que todos podemos experimentar e perceber, independentemente dos detalhes que estejamos vivenciando naquele momento.

Desde tempos imemoriais, a humanidade se pergunta: Por que o amor é tão misterioso?
Ninguém inventou as palavras perfeitas para descrever a beleza que o amor inspira. Este é talvez um dos seus muitos mistérios. É surpreendente como o amor pode unir duas pessoas de culturas opostas, mesmo que falem línguas diferentes; mas se estiverem apaixonados, a linguagem do universal os unirá, porque o amor não conhece muros, conhece pontes, conexões.

Ligia Calderón folheando seu último livro, Percepção do Amor, publicado pela editora costarriquenha H.C. EDITORES. Foto/19 de junho de 2025. Crédito: Carlos Jarquín.

Percepção do Amor (H.C. EDITORES, Costa Rica, 2025) é um livro no qual a poetisa Ligia Calderón cristalizou seus sentimentos mais profundos… extraídos de sua alma. Ela os expressa com sucesso a partir de sua perspectiva, do que percebeu ao longo de sua vida. As mensagens que Ligia transmite por meio de sua poesia e canções são tingidas com cores de esperança, amor, amizade, motivação, espiritualidade e paz.

Calderón é uma renomada artista visual, poetisa e letrista. Suas obras são poemas maravilhosos que transmitem sentimentos e emoções onde o brilho das cores realça a magia.

Em Percepção do Amor, sua autora, a partir de uma perspectiva poética e com o olhar de mulher, filha, esposa, mãe, amiga, artista e cidadã do mundo, nos convida a meditar sobre o amor. Em cada poema, encontramos aquela mensagem de afeto que nos motiva a aproveitar a vida com entusiasmo. O amor nos leva a vivenciar os momentos mais especiais de nossas vidas. Devemos sempre cultivar esse sentimento gratificante, independentemente da cultura ou idade. No dia em que o amor deixar de existir, a humanidade viverá em um mundo de escuridão eterna. O amor é como uma estrela brilhante que sempre nos ilumina.

Ligia Calderón e Carlos Jarquín mostram a capa do livro: Percepção do Amor, escrito por Ligia Calderón e publicado pela editora costarriquenha H.C. Editores. Crédito: Gastón Umaña. Foto/19 de junho de 2025

O amor parental pode ser considerado o mais importante e sublime de todos, mas o amor de mãe, sem dúvida, é o mais genuíno que pode existir. Desde a gravidez de sua filha mais velha, Angie, Ligia cantava e recitava poemas para ela. Aqui está um verso do poema: Uma realidade, um sonho. Nesses versos, certamente todas as mulheres que estão vivenciando essa fase da gravidez concordarão com essa percepção do amor materno:

Eu imagino você quando penso,
quando minhas pálpebras se fecham,
você é um sonho.
Eu não sei como falar com você,
como dizer o quanto eu te amo,
Eu só sei que você já é meu pedacinho do céu.

Na era das mídias sociais, o amor, romântico ou romântico, parece murchar na maioria dos jovens. Quando esse tipo de amor é verdadeiro, os principais laços devem ser respeito, confiança, apoio emocional, amizade e compreensão mútua. Com esses valores fundamentais em um relacionamento, o casal poderá desfrutar da felicidade compartilhada e completa e, assim, construir uma família com princípios indestrutíveis. No poema ‘Crônicas de um Amor’, o poeta descreve o que um casal que decidiu caminhar pela vida juntos… de mãos dadas, deve ter em mente:

Quando dois corações sensíveis,
dedicados, se dão as mãos,
aprendem a se apoiar.
As crônicas do amor são escritas
quando duas pessoas imperfeitas decidem
se amar em meio às suas imperfeições.

O amor sempre será um símbolo de unidade, compaixão, solidariedade e perdão. Vivemos em um mundo ferido e sangrento, onde o conflito está por toda parte; isso implica divisão e sofrimento. A humanidade precisa fomentar a empatia coletiva para construir sociedades dignas e transparentes que promovam o amor em suas diversas expressões.

Vejamos estes versos retirados do poema ‘Hino para o Mundo’, com os quais a autora pede uma pausa na guerra e nos exorta a amar e perdoar uns aos outros. Seu convite é para sonharmos juntos e vivermos em um mundo de amor e harmonia:

…Quero cantar para o mundo do amor e do perdão,
Que possamos unir nossos sentimentos em uma só voz.
Que nossa canção seja ouvida em vez do som das armas,
Como canções celestiais espalhando amor e paz…
Tudo bem que hoje, abraçados, sonhemos o mesmo sonho
E amanhã acordemos com nosso desejo realizado.

O amor não se resume a palavras; elas são um complemento para expressar sutilmente seus sentimentos. O amor é vivido, sentido, desfrutado e compartilhado. Que as percepções de amor que Ligia Calderón nos transmite nestas páginas sejam o motivo para você também expressá-las aos seus entes queridos. Lembre-se de que a essência mais profunda do amor é ser você mesmo, ser autêntico.

Caro leitor, ao ler este livro, você começará a compreender o quão crucial e indispensável o amor é na vida de cada ser humano. Você está convidado a explorar esta jornada poética, não apenas com a mente, mas principalmente com o coração! Que a mensagem de amor, esperança e paz contida nestas páginas o inspire.

Carlos Javier Jarquín

Voltar

Facebook

Carlos Javier Jarquin
Últimos posts por Carlos Javier Jarquin (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo