Carlos Carvalho Cavalheiro vence Concurso de Trovas em Maringá

O poeta, escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro obteve o 1º Lugar no XI Concurso Literário Cidade de Maringá, no Paraná, na categoria ‘Novo Trovador’. O tema da trova proposto pela comissão organizadora do concurso foi ‘Traição’.
O concurso foi realizado pela Academia de Letras de Maringá (ALM) e pela União Brasileira de Trovadores (UBT), Seção Maringá. Novo Trovador é a categoria reconhecida pela UBT para todos aqueles que ainda não obtiveram 3 (três) classificações entre os 5 (cinco) primeiros colocados em três concursos de trovas oficiais da UBT em âmbito nacional.
Cavalheiro se inscreveu com a seguinte trova vencedora:
Judas, Silvério dos Reis…
não são nenhuma exceção,
se bem olhardes, vereis
em cada esquina a traição.
Carlos Carvalho Cavalheiro é professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz (SP). Reside em Sorocaba e é Mestre em Educação e Doutorando em Comunicação e Cultura pela UNISO.
Colaborador de diversos veículos de comunicação como os jornais Tribuna das Monções e ROL, e, ainda, do Portal Marimba Selutu (Angola). É acadêmico correspondente da FEBACLA e efetivo da Academia Independente de Letras.
O resultado do Concurso foi divulgado no último sábado, dia 16 de agosto. A cerimônia de premiação será realizada em 7 de setembro, na cidade de Maringá / PR.
- O atalho do amor - 11 de novembro de 2025
- A noite parece não ter fim… - 7 de novembro de 2025
- Sob o cheiro do sabão e da terra - 7 de novembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos.


Felicitaciones!!