A pedagoga que transformou memórias em literatura infantil

Com leveza, ternura e sensibilidade, autora celebra a infância, as escolhas e o poder da memória em suas obras que encantam leitores de todas as idades.
Aos 60 anos, Marilucia Moraes de Paula Ferreira Gimenes, conhecida como Marilucia Ferreira, descobriu na escrita uma forma de dar vida às suas memórias, sentimentos e experiências como educadora.
Pedagoga de formação, professora, coordenadora e gestora por muitos anos, hoje ela se dedica à literatura e à consultoria educacional, mas leva consigo a mesma paixão: ensinar, inspirar e tocar corações.
Autora de seis livros, Marilucia construiu uma obra que é um verdadeiro tesouro para leitores mirins e adultos. Sua estreia, Balança, Malu!, marcou o início de uma trilogia que se completa com Você pode escolher? e Que coisa esquisiiita!.
A série traz a personagem Malu enfrentando dilemas e descobertas da infância, convidando crianças, pais e professores a refletirem sobre escolhas, sentimentos e aprendizados.
A pandemia trouxe inspiração para outro trabalho marcante: Fifo e o Galo Ludovico.
Sensível e profundo, o livro fala sobre amizade, saudade e luto, de forma acessível às crianças, mas igualmente emocionante para os adultos
Já em A menina que carregava livros, Marilucia presta homenagem ao encantamento da leitura, celebrando a curiosidade infantil e o poder transformador das histórias.
E, em O baú da Bisa, faz uma declaração de amor à memória e às gerações, mostrando como as lembranças e experiências podem atravessar o tempo e permanecer vivas.
Presença constante em eventos literários como a Flip, a Bienal de São Paulo e a Bienal do Rio de Janeiro, a autora também participa ativamente de feiras pelo Brasil, levando sua literatura a novos leitores.
Para ela, escrever é mais do que criar histórias: é eternizar pessoas, vivências e afetos.
Marilucia é dessas escritoras que conseguem unir delicadeza e profundidade, construindo narrativas que divertem, emocionam e fazem pensar.
Sua obra é, ao mesmo tempo, um abraço carinhoso e uma celebração da vida.
REDES SOCIAIS DA AUTORA
SINOPSES
TRILOGIA MALU
BALANÇA MALU –
Este é o primeiro livro da Trilogio Malu. Ela quer brincar no balanço. Um livro que fala sobre persistência e tentativa.
VOCÊ PODE ESCOLHER?-
Este é o segundo livro da Trilogia Malu. Nele é quer entender porque as formigas e outros insetos fazem sempre as coisas juntos. Fala sobre o poder da escolha.
Que coisa esquisiiiita!-
Este é o terceiro livro da Trilogia Malu. Ela se sente estranha após a resposta indelicada da amiga. Um livro sobre emoções.
FIFO E O GALO LUDOVICO-
Sensível e profundo, o livro fala sobre amizade, saudade e luto, de forma acessível às crianças, mas igualmente emocionante para os adultos.
A MENINA QUE CARREGAVA LIVROS-
Fala sobe uma garotinha curiosa que queria aprender a ler. um livro sobre o poder mágico das histórias
O BAÚ DA BISA-
Uma declaração de amor à memória e às gerações, mostrando como as lembranças e experiências podem atravessar o tempo e permanecer vivas.
OBRAS DA AUTORA






ONDE ENCONTRAR
Resenhas da colunista Lee Oliveira
- Mayara Pascotto - 28 de novembro de 2025
- Síndrome Caramelo - 27 de novembro de 2025
- Renan Hart - 26 de novembro de 2025

Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.

