A obra ‘Tropeirismo – A Saga que Transformou o Brasil’, de Antonio Luiz Pontes, Carlos Roberto Solera e José Osmir Fiorelli, foi a contemplada como melhor livro na categoria não ficção, no Prêmio Sorocaba de Literatura 2025

A Saga que Transformou o Brasil’
A obra Tropeirismo – A Saga que Transformou o Brasil, de Antonio Luiz Pontes, Carlos Roberto Solera e José Osmir Fiorelli, foi a contemplada como melhor livro na categoria não ficção, no Prêmio Sorocaba de Literatura 2025.
Trata-se de uma justa homenagem aos heróis que transformaram, de fato, o Brasil: abriram estradas, criaram cidades, integraram o território nacional, promoveram o desenvolvimento social e econômico conduzindo tropas de muares, mercadorias, correspondências, disseminando a cultura e fortalecendo os laços entre todas as regiões do país, tornando o Brasil uma verdadeira nação.
Tem como objetivo, informar a população a respeito desse marcante período de nossa História, suas origens e consequências, oferecendo embasamento ao pedido de inserção do Dia Nacional do Tropeiro, no calendário oficial de datas comemorativas do Brasil, no dia 13/07, dia pesquisado e defendido pela Academia Sorocabana de Letras, onde atuam os autores, quando ocorreu o batismo de Cristóvão Pereira da Abreu, o tropeiro escolhido para tal efeméride, que resultou no projeto de lei que tramita em Brasília, encaminhado pela Deputada Federal Simone Marquetto e no aguardo de sua aprovação.
Pelo importantíssimo papel que desempenharam, os Tropeiros não devem, não podem e jamais serão esquecidos!
Os Autores

Antonio Luiz Pontes, administrador, pós-graduado em Finanças, escritor, Presidente da Academia Sorocabana de Letras, biênio 2023/2025 e 2025/2027. Autor de Eu fali, e daí???, Pensar para sair do lugar – crescimentos pessoal e profissional, Pensar para sair do lugar – As vertentes da vida, da coleção infantil, A floresta onde tudo pode acontecer! Vol. 1, Vol. 2 e Vol.3 e coautor de Tropeirismo – A Saga que Transformou o Brasil.

Carlos Roberto Solera, odontólogo, produtor rural, sócio correspondente da Academia Sorocabana de Letras, consultor em turismo rural, pesquisador, dedicado ao estudo do Tropeirismo há 50 anos, autor de Histórias e Bruacas, O Alverecer do Purunã e coautor de Coração Tropeiro e Cantares Tropeiros, além de inúmeros artigos, palestras e documentários sobre o tema. Preside a ONG NATA (Núcleo de Amigos da Terra e Água).

José Osmir Fiorelli, engenheiro, psicólogo, escritor, sócio emérito da Academia Sorocabana de Letras, autor e coautor, entre outros livros: Trabalho em Equipe, Psicologia Jurídica, Psicologia nas Relações de Trabalho, Psicologia na Odontologia, Psicologia para Administradores; Assédio Moral – Uma visão multidisciplinar, Coisas da Vida, Coração Tropeiro, Cantares Tropeiros e Tropeirismo – A Saga que Transformou o Brasil.
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
- A Colônia dos Abacateiros - 1 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

