
Indaiatuba celebra a posse dos membros da Academia de Letras em noite histórica para a cultura
A cidade de Indaiatuba viverá, no próximo dia 29 de outubro de 2025, um dos momentos mais marcantes de sua trajetória cultural, a posse oficial dos membros da Academia de Letras de Indaiatuba (ALI).
A solenidade será realizada na Secretaria de Cultura de Indaiatuba e reunirá autoridades, escritores e personalidades do meio artístico em uma celebração à literatura e ao conhecimento.
O evento contará com a presença ilustre do prefeito Dr. Custódio Tavares Dias Neto, da secretária de Cultura, Profa. Tânia Castanho Ferreira, e do presidente da Câmara Municipal, Dr. Túlio José Tomass do Couto, entre outras figuras públicas e culturais da região.
A cerimônia empossará 31 membros efetivos, 5 membros correspondentes e 7 membros honorários, que passam a integrar oficialmente a instituição. Mais do que um momento simbólico, a posse representa o fortalecimento da identidade literária da cidade e o reconhecimento dos talentos que nela florescem.
Fundada em 18 de março de 2025, a Academia de Letras de Indaiatuba nasceu com o propósito de valorizar a produção literária, incentivar a leitura e promover o intercâmbio cultural entre escritores locais e de outras regiões.
A primeira diretoria foi constituída em 3 de maio de 2025, tendo como presidente José Henriques Martins, vice-presidente Jacimara Martins Siqueira de Miranda, 1ª secretária Analma Queiroz Moura, 2ª secretária Adriana Silva Barbosa, 1º tesoureiro Marcelo Castro Bonfim, 2ª tesoureira Maria José Amgarten Rodolfo Gonella, e a comissão fiscal composta pela Prof.ª Sueli de Sá Giovanni, Cíntia Henriques e Dárcio Calligaris.

Para o presidente da Academia, José Henriques Martins, a criação da ALI é um marco para a cidade.
“Indaiatuba sempre foi rica em talentos e expressões artísticas. A Academia surge como um espaço de encontro, reflexão e estímulo à palavra escrita, uma casa que acolhe o passado, o presente e o futuro da literatura em nossa cidade”, afirma o presidente José Henriques Martins.
Durante a cerimônia, estão previstas homenagens, lançamento do livro Ecos da Escrita feita pelos 17 fundadores da Academia e discursos que reforçam a importância da literatura como instrumento de identidade, sensibilidade e transformação social.
Com a posse dos acadêmicos, Indaiatuba consolida sua vocação cultural e dá mais um passo no fortalecimento de suas tradições intelectuais.
A Academia de Letras de Indaiatuba nasce para permanecer — guardando em suas cadeiras o brilho e a memória dos que fazem da palavra uma forma de eternidade.
Redes Sociais da Academia
Instagram: https://www.instagram.com/academiadeletrasdeindaiatuba/
E-mail: academiadeletrasdeindaiatuba@gmail.com
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
- A Colônia dos Abacateiros - 1 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

