Renata Barcellos: ‘Dicas ENEM 2026: Linguagem’


Mais um ano findando e já estamos na semana do Exame nacional de acesso ao Ensino Médio (ENEM)/ 2026. Pontuaremos algumas dicas. Depois de anos de formação acadêmica, uma prova na qual mobilizará conhecimentos construídos ao longo da Educação Básica. O principal é ter em mente o seguinte: necessidade de raciocinar – utilizar a lógica.
Muitas questões propostas não são necessárias ler o texto. Vá direto ao enunciado da questão. Se for extenso, primeiro, leia o último período. Atenção ao solicitado. Marque o foco: correta – errada… Sempre atenção à referência bibliográfica. Às vezes, está lá a dica para a resposta. Em caso de dúvida em 2 ou 3 alternativas, utilize a técnica da balança: qual alternativa parece ser a MAIS certa ou errada?
Sempre são propostas questão de figuras e funções de linguagem. Eufemismo, metonímia… Quanto a esta, atenção à metalinguagem. Esta é uso da linguagem para falar sobre a própria linguagem, concentrando-se no código (as palavras, os sinais, as regras) em vez da mensagem ou do contexto. Exemplos incluem um dicionário que define uma palavra, um poema que discute a poesia, um filme que retrata a produção de outro filme, ou uma conversa onde se explica o significado de um termo. Já, no que se refere àquela, destaque para ironia, eufemismo, metonímia…
Também são propostas questões sobre a finalidade de um determinado gênero textual. É fundamental dominá-los. Saber identificar TESE e classificar ARGUMENTOS utilizados…. E atenção a este recurso expressivo: INTERTEXTUALIDADE cuja definição é a relação que um texto estabelece com outros preexistentes. Essa relação pode ocorrer entre diferentes tipos de obras, como literaturas, filmes, músicas, charges, pinturas, publicidade…
Quanto à temida PRODUÇÃO TEXTUAL, treinar é preciso! No caso, ao longo dos anos ou deste ano. Se fará primeiro ou por último, você lá decide qual o melhor momento. Lembre-se do modo textual: ARGUMENTAÇÃO. Sua TESE deve estar na introdução. No desenvolvimento, ARGUMENTOS diversos (dado estatístico, histórico, comparação, citação, exemplos…) e, na conclusão, soluções para o problema apresentado.
Cada parágrafo deve ser estruturado com 3 frases no mínimo (apresentar o tópico frasal: início, meio e fim). Lembrar: uso da NORMA CULTA (nada de “Então”, “por conta”…). Cuidado com o uso das adversativas (mas, porém….). Colocação dos conectivos (portanto, logo, também….). Não separar o SUJEITO do PREDICADO, o VERBO do COMPLEMENTO… Não utilize o pronome “nós”, nos” e “você”. O texto é IMPESSOAL.
Para obter 1000, é preciso atingir 200 nestas 5 competências:
C1. Domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
C2. Compreensão da proposta e aplicação de conceitos de diferentes áreas do conhecimento;
C3. Seleção, organização e interpretação de informações para defender um ponto de vista;
C4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos para construir argumentação consistente;
C5. Elaboração de proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Alguns possíveis temas para o ENEM 2026 incluem questões ambientais (como desmatamento e sustentabilidade), tecnologia (impacto da IA, privacidade digital e o papel das redes sociais), saúde pública (doenças, acesso à saúde e sedentarismo) e inclusão social (direitos de minorias, acesso à educação e acessibilidade para pessoas com deficiência). Também são relevantes temas como o futuro do trabalho, desigualdade social, violência e desafios da educação no Brasil.
Sobre o meio ambiente, cabe mencionar a AGENDA 2030 (https://brasil.un.org/pt-br/sdgs). A ONU e seus parceiros no Brasil estão trabalhando para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. São 17 objetivos que abordam os principais desafios de desenvolvimento.
-O aumento de eventos climáticos extremos e a necessidade de políticas de preservação.
-Gestão de resíduos sólidos no Brasil.
-A busca por modelos de sustentabilidade e bioeconomia.
Tecnologia e internet
-Impactos da inteligência artificial e a necessidade de regulamentação.
-Privacidade digital e o papel das redes sociais.
-Educação midiática no Brasil atual.
-Ameaças da internet sem riscos.
Saúde
-Desafios na saúde pública para lidar com epidemias e doenças.
-Aumento de casos de Burnout, especialmente no trabalho remoto.
-A importância da conscientização sobre os males do cigarro e outras drogas.
-Combate ao sedentarismo infantil no Brasil.
-Saúde mental e a ligação com a crise climática.
Inclusão e direitos humanos
-Violência e preconceito contra pessoas LGBTQIA+.
-Direitos de pessoas imigrantes e refugiadas.
-Acessibilidade em ambientes físicos e virtuais.
-Desafios para a inclusão de alunos com transtornos de aprendizagem.
-Persistência da desigualdade de gênero e violência contra a mulher.
Trabalho e economia
-O futuro do trabalho, incluindo a questão do trabalho remoto.
-A relevância das condições de trabalho contemporâneas (como a escala 6×1).
-A fuga de cérebros e o empreendedorismo digital.
-A questão da fome no Brasil e como combatê-la.
Educação
-Desafios da educação básica, como o analfabetismo funcional.
-Acesso e desigualdade na educação.
-A importância de promover a educação política nas escolas.
-A relevância do esporte como meio de inclusão social na educação.
Vale destacar que, dependendo tema, mobilizamos alguns argumentos. Estes são esperados pelo corretor. Como em violência contra a mulher, mencionar a lei Maria da Penha; idoso, estatuto do idoso, criança e jovens, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)… E as literaturas podem e devem ser abordadas. Todos os temas são tratados de forma literária: poesia, crônica, conto, romance…
Navegue nas diversas áreas do conhecimento! Demostre dominar o tema. Sempre nomeie seu texto por mais que seja opcional! No último caso, tema será título. Letra legível! Evite rasura! Se puder elabore o recurso expressivo da INTERTEXTUALIDADE.
Do mais, mantenha a calma. Respire findo que a hora é esta! Não perca tempo!!! Otimize-o!!! JAMAIS desista de seus sonhos!!! PERSISTA!!!
Renata Barcellos
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

