Walquiria Panovic é artista plástica com importantes trabalhos realizados
É com enorme prazer que apresento aos leitores e colegas do nosso jornal ROL, uma nova e importantíssima colunista: WALQUIRIA PAUNOVIC.
Ela já realizou vários cursos ligados à sua especialidade, entre eles os de Vitrinismo e Merchandising, Criação de Display e Merchandising, Designer em resina, silicone e fibra de vidro, Pintura em Cerâmica, Artes Plásticas Art Gallery com o professor Ivênio Pires, Atelier Maria Isabel Salem, e criação de bonecos com motor e vitrines de natal. Atua profissionalmente em Programação, Artes Plásticas (técnicas em óleo e acrílico), Cenografia para teatro e Restauração de antiguidades e telas. Foi Curadora do Primeiro Festival de Inverno de Itapetininga, desenvolveu alguns projetos em Itapetininga como o ‘Natal Encantado’, participou como cenógrafa em 03 peças, inclusive a encenação da Paixão de Cristo em Itapetininga. Participou de muitas mostras artísticas, entre elas várias do Centro Cultural de Itapetininga, do Salão de Artes Plásticas de Tatuí, 12° Salão Regional de Artes Plásticas em Sorocaba, no Esplanada Shopping em Sorocaba, Traços e Cores em Alphaville/SP NA empresa Mercedes Benz e muitas outros mostras artisticas, com destaque para a Exposição dos Artistas da Família Maçônica Firmeza no salão nobre, em Itapetininga, a Mostra de Artes na Giovanni Gronchi em SP. Recebeu vários prêmios, entre eles uma Menção Honrosa da Câmara Municipal de Itapetininga e o Prêmio MAPRIde Mostra de Artes Plásticas. Participou como Curadora na Reinauguração do Centro Cultural de Itapetininga e organizou mostras de artes de Maria Isabel Salem, em Itapetininga e foi Curadora da Mostra de Artes do Museu Carlos Ayres no Centro Cultural Brasilio Ayres de Aguirre. É proprietária com seu marido Jorge Paunovic, da WJ Restauro, especializada em restauração de acervos e antiguidades. Atualmente Walquiria Panovic restauração a Via Sacra da Catedral Nossa Senhora dos Prazeres de Itapetininga. Algumas de suas telas estão expostas em Toronto no Canadá. Essa notável artista escreve muito bem também e aceitou ser uma colunista voluntária do nosso jornal. Seja bem vinda, Walquiria! (Helio Rubens, Editor)
Vincent Van Gogh um artista do passado influenciando o presente
A arte é atemporal e retrata momentos da natureza, sentimento e a cultura de uma época. É importante conhecermos a arte dos artistas atuais, de nossa cidade, nosso país e do mundo. Porém é fundamental conhecer a arte dos grandes mestres da pintura. Que fabricavam suas próprias tintas com pigmentos como Vincent Van Gogh um dos maiores impressionistas de todos os tempos. No decorrer de sua vida não era respeitado e tampouco compreendido como muitos artistas. Vendeu apenas uma tela.- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.


