novembro 22, 2024
O poder cognitivo
Correntezas de um rio
Organização, gestão do lar e mesa posta
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Últimas Notícias
O poder cognitivo Correntezas de um rio Organização, gestão do lar e mesa posta Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados

Sinfônica de Piracicaba abre temporada de 2017 no próximo sábado

image_pdfimage_print

Conjunto regido pelo maestro Jamil Maluf inicia as comemorações aos 250 anos de Piracicaba

A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) inicia neste sábado, 25, a Temporada 2017, comemorativa aos 250 anos de Piracicaba, no Teatro do Engenho, às 16h30 e às 20h30. A regência é do maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular do conjunto.

O programa começa com Abertura Egmont, escrita entre 1809 e 1810 pelo compositor alemão Ludwig van Beethoven, cuja morte completa 190 anos em março. Na sequência, a OSP interpreta a Sinfonia nº 4, de Tchaikovsky, considerada pelo próprio compositor russo como uma de suas melhores obras.

Segundo o maestro Jamil Maluf, piracicabano que criou e é o regente titular da Orquestra Experimental de Repertório, “as obras exigem dedicação máxima dos músicos e demonstram ao público a maturidade alcançada pelos instrumentistas desde o processo de reestruturação da Orquestra de Piracicaba, iniciado há 3 anos.”

Como forma de aproximar o público da música erudita, estão mantidas as palestras O Meu Concerto de Hoje, sempre meia hora antes das apresentações vespertinas dos concertos. As explanações permitem um bate-papo descontraído com o regente de cada apresentação.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro semestre da temporada, além do regente titular da OSP, maestro Jamil Maluf, a OSP receberá, como maestros convidados, Thiago Tavares e Erica Hindrikson, ambos do Theatro Municipal de São Paulo.

Como solistas, estão confirmadas as presenças de Fábio Zanon, figura dominante no cenário internacional de violão clássico; o violeiro Ivan Vilela, que pesquisa as manifestações da cultura popular; Guido Sant’anna, de 11 anos, virtuose no violino; e Nahim Marun, um dos principais pianistas da atualidade.

A OSP foi novamente convidada a participar, no segundo semestre, do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão e da série Concertos Matinais, na Sala São Paulo. Além disso, a Sinfônica abre a Virada Cultural Paulista, em maio, e o 8º Feimep (Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba), em julho.

A partir do mês de abril, acontecem os projetos educativos Música nas Escolas, em que os músicos percorrem escolas municipais para ministrar aulas laboratórios, e o ABC do Dó, Ré, Mi, desenvolvido no Teatro do Engenho por 18 músicos, um ator cômico e um maestro, no formato de um showcerto.

Os recursos da Temporada 2017 são da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio das secretarias da Ação Cultural e de Educação, e conta com o apoio do Jornal de Piracicaba, Revista Arraso, Rádio Educativa FM, Cultura Artística e Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle (Empem).

SERVIÇO – Abertura da Temporada 2017 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 25 de março, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Maurice Allaiam, 454, Parque do Engenho Central). Às 16h30, palestra O Meu Concerto de Hoje. Às 17h, Ensaio Geral Aberto. Às 20h30, Concerto. Entrada gratuita. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br e (19) 3413-5212.

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo