Livro recomendado pelo ROL: ‘Meu pequeno mundo’, do poeta Bosco da Cruz*
“Bosco da Cruz, agora beirando meio século de existência, e que começou a escrever poesias com sete anos, sempre escreveu poemas com versos exíguos, enxutos, porém expressivos. Enveredou há pouco pelos caminhos da poesia caipira e, agora, nos revela sua outra faceta: a poesia infantil.
(…) Julgamos que escrever poesias caipiras e infantis exige do poeta uma pureza de alma e coração, e isso Bosco tem de sobra; muita pureza o coração e uma singeleza que parece emergir da própria medula dos ossos…”.
Gonçalves Viana
Escritor, poeta e presidente do grupo Coesão Poética de Sorocaba.
* Bosco da Cruz é membro do grupo Coesão Poética de Sorocaba
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


