novembro 22, 2024
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Marota mente
Últimas Notícias
A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira Marota mente

Marcelo Paiva Pereira: 'O século XX'

image_pdfimage_print

MARCELO PAIVA PEREIRA: O SÉCULO XX   

 

Iniciada com a Revolução Francesa (14.07.1789), a Idade Contemporânea tem sido palco de diversas transformações políticas, jurídicas, sociais, éticas e morais, por vezes resolvidas belicosamente entre as nações. O século XX foi um deles, no qual vários fatos modificaram o rumo das sociedades e das culturas, marcando a história da humanidade.

 

O  século  XX  concentrou  os  mais  violentos  conflitos,  como  foram  a  Primeira  Guerra Mundial (1914-18) e a Segunda Guerra Mundial (1939-45) com a perda de milhões de vidas, além de outros, como a Revolução Russa (1917), a Guerra da Coréia (1950-53), a Guerra do Vietnã (1955-75), as guerras no Oriente Médio (Afeganistão, Irã/Iraque, Iraque), a Guerra Fria (1945-91) e os movimentos – ditos pacíficos – como o movimento hippie (1966-75)  e  os  que  se  seguiram  pelas  décadas  de  80  e  90.  Todos causaram modificações nos comportamentos das gerações, diferenciando a anterior da posterior.

 

Marcou o início do século XX a influência econômica da Inglaterra e cultural da França, cuja moda e costumes sociais eram difundidos mundo afora, servindo de modelo de boas condutas morais e éticas.  Os conflitos da Primeira Guerra Mundial enriqueceram  os Estados Unidos da América, com a venda de equipamentos militares aos europeus (envolvidos em guerras de trincheiras), mas não retiraram da Inglaterra e da França o status de potências econômicas e culturais.

 

A Segunda Guerra Mundial (01.09.1939), porém, transformou todo o espectro militar, político, jurídico, econômico, social, ético e moral, devido a Adolf Hitler querer conquistar o mundo, atacando a população das cidades e tudo o quanto houvesse nos países invadidos. Ao fim da guerra (08.05.1945) a Europa encontrava-se empobrecida, enquanto os EUA adquiriram hegemonia política, econômica, cultural, industrial e militar (permanecendo assim até os dias atuais). Surgiram, então, a Guerra Fria (entre capitalistas e comunistas) e a invasão cultural dos EUA nos países para neles assegurar o capitalismo.

 

Após a Segunda Guerra Mundial, a Guerra do Vietnã foi a mais influente, pelo massacre de milhares de vítimas civis, e nos EUA pelo surgimento do movimento hippie, em cujo ápice

Woodstock (1968) –, milhares de jovens protestaram contra as regras morais e éticas da sociedade praticando o sexo livre, usando drogas e exercitando liberalidades então desconhecidas. Em 1968 também houve a Primavera de Praga, movimento democrático na Tchecoslováquia (abafado por tropas soviéticas) e movimentos estudantis na França e no Brasil (neste, foram durante a ditadura militar – 31.03.1964 a 15.01.1985).

 

Indubitavelmente, o século XX concentrou os movimentos mais influentes na modificação das sociedades, dos quais destacam-se as duas guerras mundiais, a Guerra do Vietnã e o ano de 1968, resultando a ruína do comunismo e da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (25.12.1991), o fim da Guerra Fria e a criação de novos Estados. Na virada para o século atual (início do 3º milênio), porém, o mundo conheceu os novos valores com os quais deverá conviver: a globalização, a internet e seus efeitos. Aguardemos por eles. Nada a mais.

 

Marcelo Augusto Paiva Pereira

(o autor é advogado)

Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo