INSPIRADO NA MAIOR TRAGÉDIA AMBIENTAL DO BRASIL, ESPETÁCULO HOTEL MARIANA CHEGA AOS PALCOS DO SESI ITAPETININGA
Da professora do grupo escolar ao velho da folia de reis, do ativista à aposentada que escreve poemas, os sobreviventes do rompimento das barragens de minérios em Mariana (MG) traçam um panorama da tragédia que abalou o país.
Fotos: goo.gl/qRiiYm
O SESI Itapetininga recebe nos dias 9 e 10 de março, sexta e sábado, às 20h, o teatro documentário Hotel Mariana, inspirado na maior tragédia ambiental do Brasil (2015), com passagens relatadas por quem esteve lá. A entrada para as duas apresentações é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu SESI www.sesisp.org.br/meu-sesi
O rompimento das barragens de minérios em Mariana (MG), com cerca de 55 bilhões de litros de lama espessa, atingiu dois distritos rurais, matando 19 pessoas e deixando milhares desabrigadas. O vazamento provocou a morte do Rio Doce e danos ambientais que se estenderam aos estados do Espírito Santo e da Bahia. Ao todo, 39 cidades foram afetadas e 11 toneladas de peixes foram mortos.
Indicado ao Prêmio Shell 2017, Hotel Mariana utiliza a técnica verbatim, um tipo de teatro documentário que reproduz no palco as palavras exatas de depoimentos reais. O material coletado é editado com a intenção de transmitir uma mensagem particular e dar sentido narrativo. Durante a apresentação, os atores usam fones de ouvido e reproduzem instantaneamente o que estão ouvindo. O objetivo, com isso, é atingir um grau de fidelidade que se aproxime da essência de cada entrevistado, com todas as suas características e detalhes de fala. Relatos perturbadores, surpreendentes e emocionantes são colocados no palco e evidenciam a simplicidade de pessoas que perderam tudo ou quase tudo o que tinham.
SERVIÇO
Local: SESI Itapetininga – Av. Padre Antônio Brunetti, 1360 – Vila Rio Branco
Datas e horários: 9 e 10 de março, sexta e sábado, 20h
Capacidade: 246 lugares 6 para cadeirantes
Duração: 65 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Modalidade: Adulto
Gênero: Teatro Documentário
Informações: (15) 3275 7920
Entrada gratuita – Os ingressos serão distribuídos 1 hora antes do início do espetáculo.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.