A Semana Cultural Ettore Liberalesso é uma homenagem ao escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso, com a finalidade de divulgar seu trabalho, sua vida e sua obra
A Semana Cultural Ettore Liberalesso é uma homenagem ao escritor, jornalista e historiador saltense Ettore Liberalesso, com a finalidade de divulgar seu trabalho, sua vida e sua obra. Foi idealizada pelo professor de História Marco Ribeiro e organizada pela Academia Saltense de Letras (ASLe), com a colaboração de inúmeras pessoas e instituições, entre elas a Prefeitura da Estância Turística de Salto, o Jornal Taperá e o Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).
A edição deste ano terá o tema “10 Anos da Academia Saltense de Letras”. Durante o evento serão abordadas e estudadas as temáticas sobre a trajetória da ASLe nestes dez anos.
Os eventos serão realizados de forma itinerante em vários locais de Salto, como a Biblioteca Municipal, o Museu Ettore Liberalesso, o Espaço Taperá, o Ceunsp, entre outros.
Adicionalmente, este projeto cria um espaço anual, destinado a democratizar os temas de discussão e estabelecer uma ponte entre a Academia Saltense de Letras (ASLe) e a sociedade saltense.
Em suas próximas edições, a Semana abordará outros temas e outros personagens de relevância para a cultura e para a História de Salto, com o propósito de se tornar parte do calendário cultural permanente da cidade.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024