Midialivristas de São Paulo se encontrarão com secretária do Ministério da Cultura para debater políticas públicas para comunicação livre
O Ministério da Cultura lançará, ainda no primeiro semestre desse ano, a 3ª edição do edital Pontos de Mídia Livre. O objetivo é reconhecer e fomentar iniciativas, entidades e coletivos culturais que atuam no campo da comunicação independente.
Para dar início ao projeto, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural está realizando uma série conversas com o setor para ouvir as principais demandas e identificar programas e projetos dos quais o Ministério possa participar ou promover. Neste sábado, 24 de maio, a secretária Ivana Bentes participará de mais um desses encontros, em que também apresentará a minuta do edital a ser lançado. A atividade será realizada às 15 horas, na Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo (SP).
Participação Social
Desde o início do ano atividades para a área vem sendo articuladas. Em fevereiro, durante uma das etapas do Circuito Cultura Viva, a secretária se reuniu com um grupo de jornalistas e coletivos de comunicação independente de São Paulo para dar início aos debates sobre o tema. Um encontro do ministro Juca Ferreira com midialivristas também foi realizado no mês de março, em São Paulo. Já no último final de semana, dias 15 e 16 de maio, a SCDC promoveu no Rio de Janeiro o Encontro de Midialivrismo e Juventude, no qual mais de 200 comunicadores de todo Brasil participaram de atividades de formação e articulação.
Consulta Pública
Para reunir o maior número possível de opiniões e contribuições, a SCDC e a SAV lançaram uma consulta pública do III Edição do Edital Pontos de Mídia Livre que ficará aberta até o dia 25 de maio. A consulta é realizada segundo critérios da Política Nacional de Participação Social e disponibiliza no site http://culturadigital.br/cidadaniaediversidade um documento contendo definições, categorias, valores e critérios de avaliação e seleção para apreciação e coleta de sugestões. As contribuições serão sistematizadas e o resultado, após análise da Consultoria Jurídica do MinC, será publicado até 1º de junho.
A participação dos diversos agentes envolvidos no segmento e as contribuições na consulta irão orientar as políticas públicas desenvolvidas pelo Ministério da Cultura para este campo.
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.