Sorocabano residente em Alumínio, João Paulo Hergesel é o vencedor da 14ª edição do Prêmio Barco a Vapor
O escritor João Paulo Hergesel, nascido em Sorocaba e residente no Município de Alumínio, tornou-se o vencedor da 14ª edição do Prêmio Barco a Vapor. “Que presepada!”, original dedicado ao público de 8 a 10 anos, venceu outras 1.097 obras inscritas. O anúncio foi feito pela Fundação SM na manhã de 17 de julho.
O Prêmio Barco a Vapor (Premio El Barco de Vapor) é promovido pela Fundação SM nos nove países em que o grupo atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. A iniciativa, que surgiu na Espanha em 1978, visa revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade. No Brasil, o Prêmio existe desde 2005 e pelo 13º ano consecutivo é possível inscrever-se para uma das mais importantes distinções nacionais concedidas à literatura infantil e juvenil.
“Que presepada!” registra o dia a dia da vaca Juno. Ela tem o sonho de ser rena de Papai Noel, mas o máximo que sua anatomia permitiu foi ser vaca de presépio nas festividades de fim de ano. Após conversar com os animais da fazenda em que vive, Juno decide ir ao Polo Norte para conversar diretamente com o Bom Velhinho e pedir para que, com sua magia, ela se transforme em rena. Só que chegar até o ártico não é tão simples assim e, para isso, Juno precisa se infiltrar numa romaria e fazer amizade com um cachorro de tapa-olho. A resolução de seu desejo, somente o destino poderá revelar.
Aos 25 anos, João Paulo Hergesel é doutorando em Comunicação (UAM), mestre em Comunicação e Cultura (Uniso) e licenciado em Letras (Uniso). Dedica-se à produção literária, com foco na literatura infantojuvenil, e à pesquisa na área da Narrativas Midiáticas com foco no estudo do estilo. Autor de livros com temáticas diversas e com participações em várias antologias, coleciona dezenas de prêmios literários, nacionais e internacionais. Hergesel também é membro correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni, da Academia Cearense da Língua Portuguesa, da Academia Cearense de Letras, da Academia Lavrense de Letras, da Academia Olindense de Letras e da Academia de Letras de Campos do Jordão.
A cerimônia de premiação ocorrerá no mês de outubro, quando o livro será lançado pela SM Edições. Mais informações sobre o prêmio podem ser acessadas no site oficial: http://barcoavapor.edicoessm.com.br/. Mais detalhes sobre o autor podem ser obtidos no blog: http://escritorjp.blogspot.com/.
Fonte: Divulgação.
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024