Instituto Federal de Itapetininga: um passeio cultural e agradável
No ultimo sábado, 18, fomos assistir uma palestra do consultor Sergio Rodrigues sobre empreendedorismo. Eramos quatro: eu , as artistas plásticas Ana Elisa Bloes Meirelles de Arruda e Miranda e Walquiria Paunovic, ambas alunas do Sebrae sobre empreendedorismo, e o presidente do IHGGI Giovane Ferrari. Já sentados para assistir a palestra, fomos honrados com um convite do diretor-geral do Instituto Federal, campus de Itapetininga, professor Ragnar Hammarstron para uma visita às instalações da escola.
Muitas surpresas na visita, uma atrás das outras. Percebemos que IF de Itapetininga está muito bem instalado, com equipamentos modernos e amplas salas de ensino e pesquisa. Vimos máquinas moderníssimas, como uma impressora 3D que é capaz até de se auto-reproduzir. Vimos máquinas medidoras de impacto e resistência, tornos modernos, salas experimentais com miniaturas perfeitas, como uma da catedral de Itapetininga, laboratórios químicos, salas de informática moderníssimas e muito mais, inclusive salas de professores onde cada mestre tem sua própria mesa, armário e cadeira.
Vimos salas amplas, que podem ser divididas para permitir um melhor aproveitamento e bem equipadas e que a escola é gratuita e oferece cursos técnicos (Edificações; Manutenção e Suporte em Informática e Mecânica), cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Eletromecânica e Informática), cursos superiores de graduação (Engenharia Mecânica, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes da Educação Profissional de Nível Médio) e Curso de Pós-Graduação (Especialização em Informática Aplicada à Educação).
Durante a visita o diretor professor Ragnar ia respondendo pronta e solicitamente todas as perguntas da reportagem do ROL e dos demais visitantes. O diretor-geral pare que ‘transpira’ conhecimentos e orgulhos pela escola que dirige desde a sua fundação, há oito anos. Nota-se que ele é um dedicado servidor público consciente da importância do seu trabalho para a comunidade.
Conversamos com o professor Mauro Arruda, do Curso de Edificações, que nos mostrou, orgulhosamente, alguns trabalhos de seus alunos.
Ragnar fala entusiástica e contagiantemente sobre o papel do Instituto Federal na comunidade itapetiningana e regional, mostrando que a finalidade da escola vai além da formação de técnicos e graduados: “ela deve participar, contribuir, para a melhoria da coletividade; ter participação ativa no desenvolvimento social das cidades e que é por essa razão que os professores são incentivados a atuar como agentes sociais, citando explicitamente como exemplo o professor Ivan Fortunato, membro ativo do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga , da AIL – Academia Itapetiningana de Letras e de outras entidades culturais e sociais.
A visita durou quase duas horas e foi muito interessante. Mostrou ao grupo o que é o campus itapetiningano do IFSP e a importância dele para a cidade.
Mostrou também um diretor empenhado em sua missão, que responde rapidamente a todas as perguntas que lhe são formuladas, mostrando conhecimento de causa e atualização profissional.
Ficamos sabendo, por exemplo, que lá também recebem ensinamentos alunos dos cursos técnicos, mas também os do ensino médio e estudantes idosos e pedagogicamente avançados, entre eles mestres e doutores, como muitos dos professores, todos concursados e não nomeados politicamente.
Mostrou uma escola muito limpa, cuidada com carinho, sem pichações ou placas e cartazes com mensagens politicas, tão comuns em faculdades, principalmente nas federais.
Mostrou que a escola começou pequena e agora, com aproximadamente mil alunos, ainda pretende ser mais: “projetos de expansão é o que mais temos”, disse entre risos o diretor geral.
Mostrou que o corpo letivo é composto em quantidades semelhantes entre homens e mulheres e que os alunos gostam da escola e dos professores, sentindo-se bem dentro do campus.
Mostrou que o IFSP de Itapetininga conta e sempre contou com o apoio da Prefeitura Municipal e que relaciona-se muito bem, inclusive prestando serviços re trocando experiências, com empresas industriais da cidade.
Enfim, acabou que o grupo não assistiu à palestra do professor Sergio Rodrigues sobre empreendedorismo, mas, contando com a compreensão dele, recebeu a garantia que uma palestra dele será agendada para que os componentes do grupo visitante e outras pessoas possam usufruir dos ensinamentos dele.
Abaixo, algumas das fotos da visita realizada dia 18 de agosto de 2018 às instalações do Instituto Federal, campus de Itapetininga.
Uma proposta aceita
Entusiasmados com o que viram e ouviram, principalmente com a maquete da catedral de Itapetininga, os visitantes propuseram ao diretor Ragnar Hammarstron a realização, na escola, da Mostra Artistica da Catedral, realizada na própria igreja em outubro de 2917, ideia imediatamente encampada pela curadora daquela mostra, a artista plástica Walquiria Paunovic, que recebeu imediato apoio do diretor geral.
Helio Rubens de Arruda e Miranda
repórter do Jornal Cultural ROL – Região On Line
heliorubens3@gmail.com
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.