Dia do Jornalista
Dia 07 de abril foi o Dia do Jornalista e a nossa colunista Poetisa Sandra Albuquerque, hoje em sua coluna, faz menção desse dia de um modo histórico (Sergio Diniz – Editor).
Jornalismo é o ato de subtrair investigações e análises de informações para a apresentação sobre a interação de eventos, fatos, ideias e pessoas que são notícias e que afetam a nossa sociedade de um modo geral. Nele há vários estilos literários e a mídia jornalística inclui impressão, televisão, rádio, internet e no passado, noticiários. Foi uma longa caminhada chegar até aqui, pois hoje nós temos a grande tecnologia digital através dos jornalismo eletrônico smartphones, tablets computadores e outros dispositivos que trazem as notícias na íntegra momentânea do tempo.
Outrora, era bem simples e tímida.
Você sabia que o Jornal mais antigo de que se tem notícia foi o ‘Acta Diurna’ por volta de 69 a.C., através do desejo do Imperador Júlio César de informar a população o que estava acontecendo a respeito dos fatos sociais e políticos ocorridos no império, tais como campanhas militares, julgamentos e execuções?
O jornalismo nasceu juntamente com a editoria internacional, visando informações e difundindo notícias distantes e no Brasil iniciou-se de maneira bem lenta no século 19 com o ‘Correio Braziliense”, jornal sobre o Brasil, editado em Londres durante o período colonial, enquanto o primeiro jornal fundado no Brasil foi a Gazeta do Rio de Janeiro, em 10 de setembro de 1808 feito nas máquinas de impressão e o Dia do Jornalista foi instituído em 07 de de 1831 por decisão da ABI – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE IMPRENSA, como homenagem ao jornalista Giovanni Battista Libero Badaró que fora morto por inimigos políticos em 1830.
No dia de hoje eu gostaria de parabenizar a todos os jornalistas do mundo inteiro e para representar o nosso país, vou citar aqui alguns nomes que merecem o meu respeito: Sérgio Diniz da Costa ,Dom Alexandre da Silva Rurikovich de Carvalho,Hélio Rubens de Arruda e Miranda,Ale Abdo e toda a equipe do Jornal Cultural Rol e do Inter- Net Jornal que me abraçaram com tamanho carinho e confiaram o meu trabalho e, hoje, sou colunista.
Parabéns pelo dia de hoje e que vocês continuem nesse propósito hoje e sempre! E deixo aqui um abraço da amiga
Comendadora Poetisa Sandra Albuquerque.
Rio de Janeiro, 09 de abril de 2021.
- Folheando o meu diário - 20 de outubro de 2024
- Reflexo meu - 11 de outubro de 2024
- O amor sem preconceito - 27 de setembro de 2024
Natural de Duque de Caxias-RJ. Professora, escritora e poetisa. Acadêmica Benemérita Efetiva Patrona e Titular da Cadeira número 14, Comendadora e Doutora Honoris Causa em Literatura, Direitos Sociais e Humanitários e Comunicação pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes-FEBACLA. Embaixadora da Paz e Comendadora da Justiça de Paz, com Comenda lnternacional Diplomata Rui Barbosa- ‘O Águia de Haia’ pela Organização Mundial dos Defensores dos Direitos Humanos -OMDDH. Acadêmica da Academia Caxambuense de Letras-ACL e da Academia Internacional de Literatura e Artes Poetas Além do Tempo. Editora Setorial Social e colunista do Jornal Cultural Rol. Representante Municipal-RJ- Inter -NET Jornal. Coautora em várias Antologias, dentre elas, Florbela ll ,Rasgando a Mordaça, Collectânea Sonata Poética da Liberdade, Semeando Versos e Sarau Integração Cultural pela ACL. Honrarias recebidas, dentre outras: FEBACLA: Comenda Láurea Ouro Acadêmico Correspondente e Internacional, Grande Prêmio Internacional de Literatura Machado de Assis, Comenda Príncipe dos Poetas, em homenagem ao escritor Olavo Bilac, Comenda Imperador Dom Pedro ll, Comenda Anita Garibaldi. Ordem dos Cavaleiros Samarthianos: Título de Benfeitora das Ciências, Letras e Artes. Real Ordem dos Cavaleiros e Damas do Rei Ramiro Il de Leão: Comendadora FEBACLA e Comendadora Guanabara. Participação na V FLAVIR e Destaque Social Personalidade 2020 e 2021.