novembro 22, 2024
Cansaço
A força dos ipês: mais que uma reparação
O reconhecimento que não alimenta professores…
Conversa de bêbados
Membrana, de Maurício Limeira
Vernissage de exposição artística
Dia da Bandeira
Últimas Notícias
Cansaço A força dos ipês: mais que uma reparação O reconhecimento que não alimenta professores… Conversa de bêbados Membrana, de Maurício Limeira Vernissage de exposição artística Dia da Bandeira

Artigo de Guaçu Piteri: "efervescencia cultural e politica em Osasco'

image_pdfimage_print

 

Guaçu Piteri
Guaçu Piteri

Guaçu PiteriEfervescência cultural e política

Núcleo de expressão 7

Núcleo de expressão 6

Núcleo de expressão 5

Núcleo de expressão 4

Núcleo de expressão 2

 

 

Efervescência cultural e política

A internet nos reserva surpresas. O estranho e intrigante email veio dos Estados Unidos, em outubro de 2010. Li e reli a mensagem que, embora enigmática, me chamou a atenção porque os personagens, datas e fatos mencionados eram verdadeiros. Ademais, o texto era documentado por fotos e recortes de jornal do início dos anos 1970, a época da extraordinária efervescência cultural e política de Osasco. O email não podia ser mais comovente: “(Ricardo e Rubens) “…passed to us the love, passion and dream for theatre… I remember we used to go to schools and churches to perform one of our plays. We had decided: ‘if people can’t come to the theatre, we’ll take the theatre to the people’. So we’d load some trucks, that the city provided to us, with the whole scenario and there we’d go, happy actors dreaming big that one day we’d make to Broadway… I didn’t make to Broadway but those years are one of my fondest memories… When I think about home Nucleo Expressão comes to my mind… “
Cindy, a remetente do email, que, à época, era adolescente (início de 1970) e morava em Osasco, expressa de maneira eloquente, o engajamento de sua geração no projeto de divulgar o teatro, como fonte de participação popular ao lembrar que os jovens, de então, acreditavam que, se o povo não pudesse vir ao teatro, eles levariam o teatro ao encontro povo, nas escolas e nas igrejas dos bairros. Para cumprir a missão lotavam caminhões, cedidos pela prefeitura, com os cenários e seguiam – felizes atores – sonhando que algum dia chegariam à Broadway. Ela não chegou à Broadway, mas reconhece que aqueles anos estão entre os mais gratificantes de sua vida. E conclui: “Quando penso em casa, o Núcleo Expressão vem à minha lembrança”.
O depoimento de Cindy que,há tantos anos vive nos Estados Unidos, expressa, sem dúvida, a síntese dos oportunos e judiciosos apelos de Chela, minha querida e inesquecivel esposa, que me convenceu a apoiar a talentosa e dedicada geração de estudantes operários liderada por Rubens Pignatari e Ricardo Dias. (leia em Presença do teatro /20/12/2015; pág. deste livro). A intuição de Chela foi fundamental para a escalada do processo de conscientização democrática e cultural do povo de Osasco, em plena ditadura.

(fotos de ensaios no salão da prefeitura enquanto o Núcleo Expressão ultimava providências para instalação do seu teatro).

Guaçu Piteri | 22/12/2015 às 2:34 pm | Categorias: Uncategorized | URL: http://wp.me/pscnf-4yG
Helio Rubens
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo