Afrânio Franco de Oliveira Mello: ATENDIMENTOS NÚMEROS 591, 592 e 593
Francisca, boa tarde.
Segue em seu endereço o atendimento para Taiane Barroso.
O do sobrenome TELLES já foi enviado.
Maurício…………………….. 06 páginas e 14 brasões ;
Pereira………………………. 20 páginas e 1 brasão.
Barroso……………………… 05 páginas e 1 brasão
Abaixo um pequeno resumo de cada sobrenome extraido dos arquivos principais.
Espero ter atendido sua solicitação.
Maurício foi difícil mas consegui algumas informações e brasões.
Na Internet tem algumas comunidades de MAURÍCIO.
Veja se encontra alguém de sua família.
Afrânio Franco de Oliveira Mello
IHGGI / Jornal ROL – Região On Line
M A U R Í C I O
Origem do sobrenome Mauricio, país de origem: Spain
Nobreza:
Escudo e Brasão de Armas da família Mauricio:
En plata, un roble, de sinople, adiestrado de una garza en su color.
For informations call now our Heraldic Expert phone. +39 335 6359382, Sms and Whatsapp 24h/24
En plata, un roble, de sinople, adiestrado de una garza en su color.
Por referencias de historiadores de la época y otras averiguadas por Araldis en los archivos registrales de ciudades y otros privados, podríamos afirmar, pero no asegurar, que este escudo u otro muy similar a él, apareció inicialmente desde el siglo XI al XIV, particularmente en la composición de las tropas con las que Jaume II conquistó Alicante, Elche y Murcia a finales del siglo XIII. Las referencias de esta familia parecen precisarse con más frecuencia desde el siglo XV al XIX en especial los hechos de la lucha sindical consecuente a la revolución industrial del siglo XIX, especialmente con la instalación del telar a vapor. Todo ello parece coincidir con la memoria familiar de algunos de los miembros de la rama de la familia Mauricio. Son sus armas: En plata, un roble, de sinople, adiestrado de una garza en su color. El estudio del escudo heráldico familiar nos “habla” de quienes formaron el origen de la familia M., pues esa era su función, la de manifestar a los demás sus elementos diferenciales. Los esmaltes del arma de los M. pregonan los siguientes valores: la Plata corresponde al símbolo de la Luna, pureza, sinceridad, templanza, clemencia y amabilidad son las características espirituales de la familia, a las que hay que añadir otras como el afán de victoria y éxito y la elocuencia.
Traduzido pelo Tradukka
Em prata, um carvalho, sinople, treinados de uma garça em sua cor.
Pelas referências dos historiadores da época e outros averiguadas pelo Araldis nas cidades e outros arquivos de registro privado, nós poderíamos dizer, mas não garante, que este escudo ou um muito semelhante a ele, inicialmente apareceu desde o século XI a 14, particularmente na composição das tropas que Jaime II conquistou Alicante, Elche e Murcia, no final do século XIII. Referências desta família parecem agradar mais frequentemente desde o dia 15 ao dia 19 especialmente os fatos do sindicato lutam consequente à revolução industrial do século XIX, especialmente com a instalação do tear a vapor. Tudo isto parece coincidir com memórias familiares de alguns dos membros do ramo da família de Maurício. Suas armas são: de prata, um carvalho, sinople, treinado de uma garça em sua cor. O estudo sobre o brasão heráldico família fala que formaram a origem da família M., porque essa era a sua função, o expresso a outros seus elementos diferenciais. Os esmaltes da arma M. pregam valores: prata corresponde o símbolo da lua, pureza, sinceridade, a Temperança, a misericórdia e a bondade são as características espirituais da família, para o qual deve ser adicionado outros como o desejo de vitória e sucesso e eloquência.
=====================================================================================================================
Barroso,
sobrenome português de raiz toponímica, tirado das terras de Barroso na província de Trás-os-Montes em Portugal.
Parece que o fundador da família, Dom Egas Gomes Barroso, era membro da linhagem dos Guedões e aparentado por linha feminina com as dos Sousa, os de Toledo e ainda outras da maior preponderância.
Armas
De vermelho, cinco leões de ouro, faixados de azul e armados e lampassados de ouro.
Timbre: um dos leões do escudo.
Títulos, Morgados e Senhorios
Barões de Almargem
Viscondes de Barroso
====================================================================================================================
Pereira,
sobrenome de origem luso-espanhola. Linhagem das mais nobres de Portugal, embora o apelido esteja muito vulgarizado. Pretendem os genealogistas que ela provém de Dom Mendo, irmão de Desidério, último rei dos Longobardos, o qual veio da Itália com poderosa armada para conquistar o reino da Galiza e ser seu soberano, intento que se frustou por causa de uma grande tempestade no cabo de Piorno, salvando-se só cinco cavaleiros, com os quais, no ano de 740, aportou à Galiza. Reinava então Dom Afonso I em Leão, a quem ficou a servir, e na Espanha, casou com a condessa Dona Joana Romais, que alguns dizem não chegou a receber, filha do Infante Dom Romão Bermudes, irmão legítimo do Rei de Leão, dom Fruela I, como escrevem.
=====================================================================================================================
From: Francisca Silva
Sent: Tuesday, December 29, 2015 12:22 AM
Subject: Sobrenomes Mauricio e telles
Bom dia Sr Afranio,
Gostaria imensamente de saber a genealogia do sobrenome dos meus avós, bem como seus respectivos brasões.
MIZAEL MAURICIO TELLES ( Rio de Janeiro) Não encontro o sobrenome Mauricio em lugar nenhum, mas sei que ele é sobrenome e não nome próprio, gostaria muito de saber sobre ele.
DARIO PEREIRA BARROSO ( Belém do Pará)
Atenciosamente,
Taiane Barroso
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.