Mulheres e os desafios de empreender
O Empreendedorismo Feminino é uma tendência em pleno crescimento. Uma espécie de movimento que reúne negócios idealizados e comandado por uma ou mais mulheres. Num sentido mais amplo, pode também ser entendido como as inciativas de liderança feminina, incluindo a atuação das mulheres em altos cargos dentro de empresas.
Por mais que as mulheres tenham começado a ganhar espaço no mercado de trabalho e sempre tenha existido mulheres empreendedoras, é somente agora, no século XXI, que elas estão tendo a oportunidade de criar e planejar suas carreiras.
É importante destacar que, dentre as principais motivações para elas empreenderem, estão a necessidade de ter outra renda ou mesmo, para adquirir independência financeira.
É uma busca por um estilo de vida que usa como parâmetro o aprendizado constante e a capacidade de inovar e, que vai muito além do lucro. Está relacionado com acolhimento, reconhecimento, empoderamento, visibilidade e compartilhamento de informações.
Os empreendimentos geridos por mulheres têm características específicas que os tornam únicos e diferenciados, a citar:
*Atenção aos detalhes (visão sistêmica);
*Mais empatia (consegue antecipar reações a diferentes ideias, conceitos e estratégias);
*Preparo maior (investe mais tempo em seu aprimoramento);
*Sensibilidade (faz uma leitura melhor dos acontecimentos);
*Multifoco (capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo).
O empreendedorismo feminino pode ser uma forma de apropriação de conhecimento e também, de uma combinação de habilidades e aptidões que podem ser usadas como instrumento de transformação social.
Porém, dentro dessa ‘nova’ cultura que vem se formando é possível identificar alguns dos desafios enfrentados pelas mulheres:
-Jornada múltipla;
-Lidar com preconceitos;
-Falta de incentivo;
-Maternidade;
-Desenvolvimento contínuo;
-Sexismo;
-Liderança feminina;
-Igualdade e inclusão;
-Gestão do tempo.
Empreender é cheio de altos e baixos. A maioria das empresas falham e as melhores lições são aprendidas com o fracasso que ajudam a refinar as estratégias. O sucesso é um longo e difícil jogo e requer visão, foco e tremendo sacrifício.
A própria vida já é uma aventura cheia de riscos, obstáculos, incertezas e apostas. Acreditar naquilo que ninguém mais acredita já é, por si só, um grande desafio de quem empreende. Contudo, ainda assim, é possível manter a motivação e adotar uma postura positiva sejam quais forem as circunstâncias.
A dica é concentrar-se mais no processo e inspirar-se em experiências de outras mulheres, que já alcançaram seus objetivos, para guiá-la e moldá-la. A paciência é fundamental para permanecer otimista, principalmente quando se entende que não é possível ter controle sobre tudo.
E por fim, não desanime!
A realidade é que empreender não é cargo, é o estado mental de alguém que deseja mudar seu futuro.
Se for preciso, volte ao início e se reconecte. Tente outra vez!
Sigo aprendendo…
Grazielle Sabino
- Grazielle Sabino: 'Ca(f)é' - 26 de abril de 2023
- Grazielle Sabino: 'A sombra das escolhas' - 5 de maio de 2022
- Grazielle Sabino: 'Pare de querer dar conta de tudo' - 16 de fevereiro de 2022
Escritora, poeta, cronista, artista plástica. Sócia proprietária da Loja Cult Vip (100% Artesanal). Possui qualificação Life Coaching, capacitações em Mediação/ Gestão de Conflitos e Facilitadora de Processos pelo Gotland Inst. Cult. Ed. e Artes. Bacharelanda em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais pela OMDDH. Acadêmica fundadora e vice-presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais – ACLA/MG (sede Manhuaçu/MG). Sócia-Correspondente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON). Dama Comendadora de Justiça, Embaixadora da Paz, dentre outros. Recebeu Menção Honrosa em sua participação no Concurso Literário Interno de 2019 – Prêmio Prof Kleber Rocha, realizado pela ALEPON com o projeto de seu livro SYNTOMAS – Mixtura Degradé (em vias de publicação). Condecorada com a Estrela do Mérito Humanitário pela Academia Brasileira para Preservação dos Valores Cívicos e Culturais e Associação Caritativa e Humanitária das Ordens de Cavalaria da França. Premiada com o Selo de Prata no Prêmio Poético-Literário Pena Dourada. Integrou a 2ª Antologia Essências da Região dos Lagos e participou da Coletânea Maravilhosas Mulheres em Versos e Prosa e da IV Seletiva para a IV Coletânea Século XXI, tendo duas poesias selecionadas e publicadas e do livro Destaques da Poesia.