Pare de querer dar conta de tudo
Qual mulher que hoje em dia não se sente sobrecarregada?
As mulheres foram ensinadas que precisam dar conta de tudo, seja do gerenciamento mental e emocional da casa e de toda família – sendo uma ótima mãe, educar os filhos e ter tempo para eles, uma boa esposa e manter a relação acesa, manter o corpo e a saúde em dia, cuidar dos cabelos, unhas, depilação, ter vida social e por aí vai – seja do trabalho, sendo uma excelente profissional e que gera renda compatível.
Além de sofrermos essa cobrança pela sociedade, pela família e por qualquer pessoa que faça parte do nosso círculo de relações por sermos consideradas ‘mulher moderna’, também nos tornamos o nosso próprio tirano quando falhamos, nos culpabilizamos e nos sentimos fracassadas porque não cumprimos com nossas ‘obrigações’, mesmo tendo consciência de empenharmos nelas todo o nosso esforço.
É assim que você também se sente? Como se tivesse que dar conta de dezenas de coisas por minuto e tudo tem que sair perfeito?
Estamos cada vez mais dispersas, emocionalmente esgotadas, com uma forte tendência à ansiedade, síndrome do pensamento acelerado, do pânico, stress e até mesmo, depressão.
E tudo isso porque estamos tentando ser a ‘Mulher Maravilha’.
A grande questão é: Você não precisa dar conta de tudo ao mesmo tempo!
Já é hora de termos mais compaixão por nós mesmas, de nos olharmos com mais gentileza, sem martírios porque os resultados não foram os esperados, lembrando que o seu valor não está em sua produtividade.
E quando conseguir entender isso, e assumir como uma verdade para a sua vida, irá se fortalecer em todos os sentidos.
Você pode desempenhar todos os papéis, porém dentro da sua realidade e possibilidades, sem perder a alegria e o prazer de experimentar o agora, de viver o momento presente.
Não esquecer jamais: Somos Mulheres Reais!
Equilíbrio é a chave.
Grazielle Sabino
- Grazielle Sabino: 'Ca(f)é' - 26 de abril de 2023
- Grazielle Sabino: 'A sombra das escolhas' - 5 de maio de 2022
- Grazielle Sabino: 'Pare de querer dar conta de tudo' - 16 de fevereiro de 2022
Escritora, poeta, cronista, artista plástica. Sócia proprietária da Loja Cult Vip (100% Artesanal). Possui qualificação Life Coaching, capacitações em Mediação/ Gestão de Conflitos e Facilitadora de Processos pelo Gotland Inst. Cult. Ed. e Artes. Bacharelanda em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais pela OMDDH. Acadêmica fundadora e vice-presidente da Academia de Ciências, Letras e Artes de Minas Gerais – ACLA/MG (sede Manhuaçu/MG). Sócia-Correspondente da Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova (ALEPON). Dama Comendadora de Justiça, Embaixadora da Paz, dentre outros. Recebeu Menção Honrosa em sua participação no Concurso Literário Interno de 2019 – Prêmio Prof Kleber Rocha, realizado pela ALEPON com o projeto de seu livro SYNTOMAS – Mixtura Degradé (em vias de publicação). Condecorada com a Estrela do Mérito Humanitário pela Academia Brasileira para Preservação dos Valores Cívicos e Culturais e Associação Caritativa e Humanitária das Ordens de Cavalaria da França. Premiada com o Selo de Prata no Prêmio Poético-Literário Pena Dourada. Integrou a 2ª Antologia Essências da Região dos Lagos e participou da Coletânea Maravilhosas Mulheres em Versos e Prosa e da IV Seletiva para a IV Coletânea Século XXI, tendo duas poesias selecionadas e publicadas e do livro Destaques da Poesia.