O ano de 2023 marca o bicentenário de nascimento de um dos maiores expoentes da literatura brasileira, o poeta maranhense Gonçalves Dias

O ano de 2023 marca o bicentenário de nascimento de um dos maiores expoentes da literatura brasileira, o poeta maranhense Gonçalves Dias
Para celebrar esse momento histórico, a Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA) estará realizando alguns eventos, com a outorga da MEDALHA COMEMORATIVA ALUSIVA AO BICENTENÁRIO DE GONÇALVES DIAS.

A MEDALHA COMEMORATIVA ALUSIVA AO BICENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE GONÇALVES DIAS será concedida a personalidades e/ou entidades cujos trabalhos ou ações merecerem especial destaque na defesa, promoção e valorização da cultura brasileira.
As programações promovida pela Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes (FEBACLA), se estenderá entre os meses de agosto a novembro de 2023.
Antônio Gonçalves Dias, mais conhecido como Gonçalves Dias, nasceu no dia 10 de agosto de 1823 e faleceu em 3 de novembro de 1864, vítima do naufrágio do navio Ville de Boulogne, na costa maranhense.
É considerado o maior poeta romântico brasileiro e também foi etnógrafo, dramaturgo, historiador e professor. Ícone do romantismo brasileiro, o maranhense foi chefe da Escola Indianista ou Panteísta. Por sua imensa contribuição literária, é patrono nas Academias Brasileiras de Letras, Brasileira de Filologia, Maranhense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão.
A Canção do Exílio é um dos poemas mais emblemáticos do escritor. Publicado em 1857, nesse poema Gonçalves Dias expressou a solidão e a saudade que sentia da sua terra quando esteve em Portugal.
As solenidades do mês de agosto serão realizadas nas seguintes datas:
Dia 24, às 18h. LOCAL: CEMI de Cruzeiro SRES Área Especial, Cruzeiro Velho Brasília – DF. CEP. 70297-400
Evento virtual dia 25, às 19h (Plataforma Google Meet), com transmissão ao VIVO pela TV CHANNEL NETWORK.
Informações
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- A Fundação da Academia Brasileira de Letras - 2 de fevereiro de 2026
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.

