Os eventos variam desde experimentação de games, com Coletivo Game Arte, até atrações musicais, com o 3º Concurso de Música de Rua – Toca Aí!
O mês de agosto terá muito entretenimento e cultura no Centro de São Paulo. Música ao vivo, teatro, games, literatura, Tour Guiado e outras atrações vão rolar no Pátio Metrô São Bento, centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto. Para ficar ainda melhor, toda a programação será gratuita e voltada para todos os públicos.
CONFIRA ABAIXO A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
Tour Guiado – Destaques do Centro Histórico (passeio)
O passeio, a pé, percorre os principais pontos do Centro Histórico de São Paulo, como o Edifício Martinelli e o Mosteiro de São Bento. Caminhando pelas ruas o guia contará as curiosidades e o processo de formação da cidade de São Paulo, revisitando a história desde o período colonial até a república.
Serviço:
Quando: todos os sábados
Valor: Gratuito, com retirada de senhas no local a partir das 10h30. Sujeito a lotação.
Local: Pátio Metrô São Bento – Pátio Metrô São Bento.
Endereço: Largo São Bento, 109 – dentro do metrô São Bento
Realização: Pátio Metrô São Bento e Caminhos do Triângulo
Aula Aberta de Samba Rock
Todas as quartas-feiras, das 18h30 às 20h
Todas as quartas-feiras, os professores Jessica Leopoldo e Jefferson Aquino embalam os alunos em aulas abertas de Samba Rock ao ar livre, que acontecem na Praça da Colmeia do Pátio Metrô São Bento.
Serviço:
Data: Todas as quartas, das 18h30 às 20h00
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Contribuição consciente no chapéu
3º Concurso de Música de Rua – Toca Aí! – Eliminatórias e Final
O Toca Aí! define seus finalistas durante os sábados 5, 12 e 19 de agosto. Em cada dia dez artistas irão se apresentar buscando uma vaga na grande Final, que acontece no dia 26. Todos os shows terão livre acesso ao público e os músicos de rua poderão colocar o “chapéu” para receber contribuições enquanto se apresentam.
Serviço:
Data: 05, 12, 19 e 26 de agosto, das 11h às 17h
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito
PÁTIO CULTURAL COM SESC FLORÊNCIO DE ABREU
Experimentação de games
Afrogame Ilê, com Coletivo Game Arte
Dias 08 e 10/08, das 13h às 16h
Afrogames são jogos desenvolvidos prioritariamente por pessoas pretas, e que possuem aspectos afrocentrados em sua narrativa e jogabilidade. O termo “Afrogame” vem sendo cunhado através da pesquisa de doutorado de Jaderson Souza. Esta atividade é apresentada no formato de vivência. Durante a atividade, participantes são convidades a jogar de maneira livre, podendo entrar e sair da atividade no momento que desejarem. Professores multidisciplinares sempre coordenam a atividade, convidando participantes a vivenciar a experiência no jogo, trocando saberes e realizando um trabalho de mediação focado na temática apresentada.
Tainá Feliz, bacharel em Teatro pelo curso de Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). É atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma (2007). Atuou como parecerista do Ministério da Cultura (2018), professora de iniciação teatral na Instituição de ensino Colégio Beka e como atriz-mediadora da Oficina Livre de Teatro para adolescentes, na ONG Casa Clamor Cavanis, sob o convênio da Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.
Jaderson Souza, mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós-Graduação em Produção e Programação de Games pelo SENAC (2007) e Graduações em Tecnologia e Processamento de Dados (FIAP, 2004) e Marketing (SENAC, 2018). Fundador e presidente da ONG Jogos pela Educação, à qual evoluiu para a empresa Game e Arte, trazendo toda a experiência na área desde 2009.
Serviço
Realização: Sesc Florêncio de Abreu e Pátio Metrô São Bento
Data: 08 e 10/08, das 13h às 16h
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito
Intervenção literária
Leitura Surpresa, com mediadores do Sarau do Binho
Dias 16 e 23/08, das 16h às 17h30
Com a proposta de apresentar autores da Literatura Periférica, poetas e integrantes do Sarau do Binho oferecem às pessoas a possibilidade de conhecer algumas obras literárias mais de perto, lendo pequenos trechos, conversando com o público e distribuindo livros de autores diversos. Com Tatiana Cândida Gonçalves, Bruno Fagundes, Augusto Cerqueira Neto e Robinson de Oliveira Padial, poetas, artistas e mediadores do Sarau do Binho.
O Sarau do Binho é precursor no movimento de Saraus periféricos na cidade de São Paulo. Surgiu há 19 anos num bar na zona sul da cidade e aglutinou diferentes grupos e linguagens artísticas. Desde então vem desenvolvendo ações de incentivo à leitura por diversos espaços culturais e educacionais, tanto na periferia, quanto em outros bairros mais centralizados. É um encontro que reúne pessoas ligadas a várias linguagens culturais, como poetas, artistas plásticos, músicos, cineastas, fotógrafos, atores e outros.
Serviço
Realização: Sesc Florêncio de Abreu e Pátio Metrô São Bento
Data: 16 e 23/08, das 16h às 17h30
Local: Praça da Colmeia, dentro da estação São Bento do metrô
Valor: Gratuito
Sobre o Pátio Metrô São Bento
O Pátio Metrô São Bento é um centro comercial, cultural e gastronômico a céu aberto, situado no Centro da cidade, aos pés do mosteiro de mesmo nome, um dos principais cartões postais paulistanos. O acesso ao Pátio também é privilegiado, através da estação São Bento do Metrô. O local atende aos mais de 3 milhões de passageiros que circulam pela região, como uma opção agradável, prática e segura de aproveitar o melhor do Centro. A Praça da Colmeia, espaço de eventos do local, recebe atrações culturais regularmente, oferecidas sempre de maneira gratuita à população.
Acesse:
facebook.com/patiometrosaobento
instagram.com/patiometrosaobento
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
- Organização, gestão do lar e mesa posta - 22 de novembro de 2024
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024