Com uma turnê por 32 cidades, através de livro, curta-metragem e roda de conversa, o projeto Caminhos do Brasil percorre o país com o objetivo de mostrar como a prática do cooperativismo pode transformar vidas

No dia 1 de julho, a caravana do projeto “Caminhos do Brasil”, começou sua turnê por 32 cidades pelo país. A viagem faz parte da proposta cultural que mostra a importância do cooperativismo na prática, ou seja, de como a união de pessoas em busca de um objetivo em comum pode ser realmente transformadora.
A turnê acontece até 13 de dezembro e apresenta o livro “Te encontro em qual conto?”, escrito por Angela Carneiro a partir de relatos de brasileiros de várias regiões, e o curta-metragem “Graviola – O Encontro”. As duas obras foram idealizadas pela Graviola Produções com apoio do Instituto Sicoob por meio da lei de incentivo à cultura.
“O Projeto Caminhos do Brasil apresenta histórias do cotidiano, onde relatos sobre o cooperativismo se tornaram contos e filme, e agora são disseminadas por meio da caravana nos municípios brasileiros, a fim de fortalecer o vínculo comunitário por meio do acesso à cultura e ao conhecimento sobre cooperação”, comenta Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Centro Coperativo Sicoob (CCS).
O livro apresenta diferentes contos que inspiram ao mostrar situações do cotidiano em que o cooperativismo esteve presente. Já o curta, conta a história de uma mulher que tem o sonho de espalhar cultura pelo país, e quer transformá-lo em realidade com seus projetos de empreendedorismo. Ambos materiais, além de uma roda de conversa da caravana, servem de instrumento para envolver e engajar, também, quem está um pouco mais distante das atividades culturais.
O projeto já passou por diversas cidades e ainda chegará a estados como Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rondônia, Minas Gerais, Tocantins, Paraná, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília. “Nosso retorno está sendo o mais positivo possível. Conhecer pessoas, lugares e histórias que se conectam com o nosso projeto é uma experiência inenarrável”, conta Graziela Domingues, coordenadora geral do projeto.
A caravana Caminhos do Brasil está cada vez mais cultivando mensagens de autonomia, empoderamento e união entre os moradores. “Aprendemos muito com todas as histórias e pessoas que encontramos nessa trajetória desde o início do projeto, conseguimos acompanhar como realmente a cooperação tem impactos afetivos e produtivos na vida das pessoas, mesmo que de diferentes regiões do Brasil, tanto no lado pessoal quanto profissional”, relata Graziela.
A programação com detalhes do encontro e a lista completa de cidades está no site oficial do projeto: www.projetocaminhosdobrasil.com.br.
“O cooperativismo é um convite para olhar para o outro e o que buscamos é mostrar que isso acontece em todos os lugares, ainda que as pessoas não saibam, mas elas vivem isso de alguma forma, inclusive nos lugares mais distantes. Muitas pessoas vão se reconhecer, pois fazem isso e nem imaginam”, finaliza a coordenadora geral do projeto.
CAMINHOS DO BRASIL
Conheça mais sobre o projeto:
https://www.youtube.com/watch?v=LU2YcTJz5X0
https://www.instagram.com/projetocaminhosdobrasil/
Voltar: http://www.jornalrol.com.br
Facebook: https://facebook.com/JCulturalRol/
- O mistério da rua sem saída - 5 de dezembro de 2025
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

