Canal Brasil exibe maratona de filmes em homenagem ao cineasta Glauber Rocha no domingo, dia 17 de março
A programação especial conta com seis longas, que serão exibidos a partir das 11h30
Glauber Rocha, um dos maiores cineastas brasileiros e fundadores do importante movimento Cinema Novo, completaria 85 anos no dia 14 de março. Para comemorar a data, no domingo, 17 de março, o Canal Brasil preenche sua programação com filmes assinados pelo cineasta. Serão exibidos em formato de maratona, a partir das 11h30, os longas “Barravento”, “A Idade da Terra”, “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, “Terra em Transe”, “Deus e o Diabo na Terra do Sol” e o inédito “Antena da Raça”, documentário de Luís Abramo Campos e Paloma Rocha, filha de Glauber.
Selecionado para o Festival de Cannes, o longa inédito traz imagens de 1970, período da Lei da Anistia, quando Glauber apresentava o programa “Abertura”, atração marcante na história da TV brasileira em um momento em que o país buscava os primeiros passos em direção à democracia. Outro filme participante da homenagem, “Barravento” marca o primeiro longa-metragem de Glauber, em 1962; Além de “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, segundo longa do diretor; “O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro”, que consagrou Glauber como melhor diretor no Festival de Cannes em 1969; “Terra em Transe”, que garantiu os prêmios Luis Buñuel e Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema), também em Cannes em 1967 e “A Idade da Terra”, indicado para o Leão de Ouro no Festival de Veneza. São produções que marcaram com nitidez os ideais do Cinema Novo e que, através das críticas sociais e do estilo cinematográfico, buscavam romper com o que o cinema conhecia até então, vindo dos Estados Unidos.
Horário: Domingo, 17/03, a partir das 11h30
Barravento (1985)(81′)
Horário: Domingo, 17/03, às 11h30
Classificação: 12 anos
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: No Estado da Bahia, Brasil, um homem negro instruído retorna à sua aldeia de pescadores para tentar libertar as pessoas do misticismo, em particular da religião do Candomblé, que ele considera um fator de opressão política e social.
A Idade da Terra (1980)(157′)
Horário: Domingo, 17/03, às 12h55
Classificação: 12 anos
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Quatro Cristos do Terceiro Mundo tentam deter o industrial americano John Brahms no filme experimental de Glauber Rocha inspirado no assassinato de Pier Paolo Pasolini.
O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (1969)(100′)
Horário: Domingo, 17/03, às 15h30
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Antônio das Mortes deve voltar à ação quando aparece um novo fora-da-lei, que eventualmente se revelará como um idealista e o marcará profundamente.
Terra em Transe (1967)(111′)
Horário: Domingo, 17/03, às 17h10
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Em um país fictício da América Latina chamado Eldorado, um poeta está tentando provocar mudanças políticas, influenciando homens poderosos.
Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964)(120′)
Horário: Domingo, 17/03, às 19h
Classificação: 14 anos
Direção: Glauber Rocha
Sinopse: Manuel se revolta contra a exploração imposta pelo coronel Moraes e acaba matando-o numa briga. Ele passa a ser perseguido o que faz com que fuja com sua esposa, e se junta aos seguidores do beato Sebastião que promete o fim do sofrimento.
Antena da Raça (2020)(71′)
ESTREIA
Horário: Domingo, 17/03, às 21h
Classificação: 14 anos
Direção: Paloma Rocha e Luís Abramo Campos
Sinopse: O filme se apropria e discute a realidade brasileira com base em diálogos, trechos e cenas dos filmes viscerais de Glauber Rocha e seu desejo de “remover as máscaras” da saga brasileira do terceiro mundo.
Voltar: https://www.jornalrol.com.br/
Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/
- Vernissage de exposição artística - 20 de novembro de 2024
- Renascimento verde - 18 de novembro de 2024
- Mário Mattos, 100 anos de puro talento - 11 de novembro de 2024
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta, revisor de livros e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre várias honrarias: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, o título Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Augustíssima e Soberana Casa Real e Imperial dos Godos de Oriente o título de Conde; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, o título de Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, o título de Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro, Comenda Ativista da Cultura Nacional; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos os títulos de Doutor Honoris Causa em Literatura, Ciências Sociais e Comunicação Social. Prêmio Cidadão de Ouro 2024