abril 27, 2024
Prêmio Orgulho PAULISTA de Literatura
A revolta da crase
Pertencimento invernal
Educação e formação dos recursos humanos jovens
AFLAS lança concurso literário de poesias
AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias
AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias
Últimas Notícias
Prêmio Orgulho PAULISTA de Literatura A revolta da crase Pertencimento invernal Educação e formação dos recursos humanos jovens AFLAS lança concurso literário de poesias AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias

Didascálias estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade

Print Friendly, PDF & Email

Após apresentação em Portugal, Didascálias estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade em abril

Cena da peça 'Didascálias'
Cena da peça ‘Didascálias’
Crédito: Iolanda Pereira

Baixe aqui imagens de divulgação

Espetáculo foi criado a partir das rubricas de ‘Uma Casa de Bonecas’, de Herink Ibsen; ‘Senhorita Júlia’, de August Strindberg, e ‘Um Bonde Chamado Desejo’, de Tennessee Williams

As rubricas de três clássicos do teatro ocidental deram origem ao espetáculo Didascálias, fruto do encontro entre a atriz brasileira Giovanna Monteiro e a bailarina e coreógrafa portuguesa Leonor Mendes, que convidaram Vicente Antunes Ramos para dirigir o espetáculo. Após apresentar uma versão do trabalho no festival Materiais Diversos em Portugal, a peça tem sua temporada de estreia na Oficina Cultural Oswald de Andrade, entre os dias 16 e 27 de abril.

As didascálias, ou rubricas, são a parte dos textos teatrais que descrevem os ambientes onde a ação da peça decorre, e também os humores, trejeitos e aparências das personagens. E o espetáculo foi criado justamente a partir dessa estrutura das peças “Uma casa de bonecas”, de Henrik Ibsen; “Senhorita Júlia”, de August Strindberg; e “Um bonde chamado desejo”, de Tennessee Williams.

O espetáculo se volta para as estruturas que nos cercam cotidianamente: aquilo que nomeamos como casa. Este espaço, doméstico e corriqueiro, também é construído por silêncios ensurdecedores. Em comum, as três peças se passam em uma casa e têm como personagens centrais três mulheres. 

Júlia, Nora e Blanche, apesar das diferenças temporais e geográficas que as caracterizam, estão todas sujeitas às estruturas sociais de suas épocas, essa gigantesca casa construída ao seu redor. Didascálias são como as vigas, aquilo que se esconde por trás das paredes, da mobília, dos objetos. É a partir desses fragmentos de texto que o espetáculo se desenvolve. 

Costurando um pedaço da cozinha com o tapete no centro da sala; um canto do quarto e uma alegria animal; um jardim com choupos da Lombardia e um piano em outro tom; as crianças e um sofá de um metro e setenta e cinco; um fiapo de voz e uma pausa. Os cômodos são construídos ao mesmo tempo em que um léxico é compartilhado com o público, desenhando um jogo de sentidos a partir da sobreposição destas palavras que foram escritas para não serem ditas em voz alta.

O projeto foi contemplado pelo ProAC – 47/2022 da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa do Governo do Estado de São Paulo e recebeu apoio da Associação Materiais Diversos e Fundação GDA, em Portugal. 

Giovanna Monteiro, Vicente Antunes Ramos e Matheus Brant – light designer e realizador audiovisual- colaboram em diferentes projetos desde 2017. No mesmo ano,  junto a outros artistas da cidade de São Paulo, fundaram o comitê escondido. Em 2023, o comitê estreou o espetáculo “Um Memorial para Antígona” no TUSP – Maria Antônia.

Ficha Técnica

Concepção e performance Giovanna Monteiro 

Cocriação e performance Leonor Mendes 

Cocriação e direção Vicente Antunes Ramos 

Colaboração na criação Isis Andreatta 

Desenho de luz Matheus Brant 

Design gráfico Pedro Levorin 

Gestão do projeto Leonardo Birche 

Produção executiva Giovanna Monteiro

Vídeo Francisco Miguez e Lucas Damiani

Fotografia Iolanda Pereira e Matheus Brant

Assessoria de imprensa Pombo Correio

Apoio ProAC (Programa de Ação Cultural) – Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo

Residências artísticas associação SÙ e Casa do Povo.

Sinopse

A partir das didascálias de três textos clássicos do teatro, o trabalho revisita os espaços domésticos descritos nos textos e o imaginário de “casa” que carregam. Duas intérpretes jogam com as palavras e com o tempo e assim constroem outros espaços, figuras, relações. O desenrolar deste jogo de construir e desconstruir deixa a questão em suspenso: o que se pode imaginar a partir dessas palavras que foram escritas para não serem ditas?

*Didascálias: nos textos teatrais, as didascálias descrevem o espaço e o tempo no qual a dramaturgia decorre. Além disso, servem como indicações para a interpretação das atrizes e dos atores. Também são conhecidas como rubricas.

SERVIÇO

Didascálias

Apresentações: 16, 17, 18, 19,22 e 26/4, às 19h30, e dias 20 e 27/4, às 18h

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro

Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão

Duração: 50 minutos

Classificação indicativa: 14 anos

Instagram: @projetodidascalias, @giovanna.monteiro, @ovicenteramos, @leonorlps, @matheusbrant @ziandreatta @leobirche


Voltar: https://jornalrol.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo