abril 28, 2024
ALSPA inicia processo de seleção para neoacadêmicos imortais
Prêmio Orgulho PAULISTA de Literatura
A revolta da crase
Pertencimento invernal
Educação e formação dos recursos humanos jovens
AFLAS lança concurso literário de poesias
AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias
Últimas Notícias
ALSPA inicia processo de seleção para neoacadêmicos imortais Prêmio Orgulho PAULISTA de Literatura A revolta da crase Pertencimento invernal Educação e formação dos recursos humanos jovens AFLAS lança concurso literário de poesias AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias

Saúde Integral – Atividade Física x Exercícios Físicos

Print Friendly, PDF & Email

Joelson Mora:

‘Saúde Integral – Atividade Física x Exercícios Físicos’

Joelson Mora
Joelson Mora
'Saúde Integral - Atividade Física x Exercícios Físicos'
‘Saúde Integral – Atividade Física x Exercícios Físicos’
Imagem gerada por AI do Gencraft

Ao refletir sobre a Saúde integral, é crucial lembrar destes três pilares: 

alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares e o sono de qualidade. 

O fenômeno das redes sociais, impõe o padrão do físico perfeito, com influenciadores digitais arrastando multidões com seus discursos e narrativas equivocadas.

Trago o conceito e orientações  práticas que nos auxiliarão para entendermos um pouco deste universo do ser saudável fisicamente.

Existem duas formas de nos exercitarmos, para isso temos o treino anaeróbico e o treino aeróbico. Antes de entendermos esses dois conceitos temos que entender que existe diferença em exercício físico e atividade física.

Enquanto a atividade física refere-se a qualquer tipo de movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, o exercício físico é uma atividade física planejada, estruturada e repetitiva com o objetivo de melhorar ou manter a aptidão física. Exemplos o andar, o subir um lance de escadas são atividades físicas, já uma musculação, correr uma maratona são exercícios físicos. 

Agora podemos entender que existem exercícios físicos de longa duração onde exige do nosso organismo o metabolismo aeróbio (um consumo maior de oxigênio) a corrida, a caminhada, a natação, o andar de bike.

E ao contrário disso, onde os exercícios físicos são mais curtos em duração exigindo mais intensidade como uma musculação, são os exercícios predominantemente anaeróbios.

Então o segredo para o resultado satisfatório com relação ao treinamento físico é saber combinar estas duas formas de treinamento, porque as duas formas são importantes, trazendo ao nosso organismo um aumento da capacidade cárdio respiratória, tônus muscular, fortalecimento do nosso organismo geral, uma melhora no funcionamento dos nossos órgãos.etc…

A complexidade das diversas formas de treinamento físico e modalidades exige a presença de um profissional qualificado, para fazer a avaliação física com uma anamnese, conhecendo dessa forma seu aluno, e planejar o programa mais adequado a realidade deste aluno e orientar sobre a forma correta de execução, uma periodização de treinamento, com ciclos de treinamento ajustados. 

No entanto, muitos não priorizam sua saúde. 

Reserve tempo para incluir você na sua agenda e lembre-se sempre: você é muito importante, sua saúde é seu maior patrimônio e sem ela, não podemos alcançar nosso pleno potencial. 

Cuide de si mesmo, pois é o primeiro passo para uma vida plena e satisfatória e integral.

Joelson Mora


Contatos com o autor

Voltar: https://jornalrol.com.br/

Joelson Mora da Silva
Últimos posts por Joelson Mora da Silva (exibir todos)

7 thoughts on “Saúde Integral – Atividade Física x Exercícios Físicos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo