abril 27, 2024
ALSPA inicia processo de seleção para neoacadêmicos imortais
Prêmio Orgulho PAULISTA de Literatura
A revolta da crase
Pertencimento invernal
Educação e formação dos recursos humanos jovens
AFLAS lança concurso literário de poesias
AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias
Últimas Notícias
ALSPA inicia processo de seleção para neoacadêmicos imortais Prêmio Orgulho PAULISTA de Literatura A revolta da crase Pertencimento invernal Educação e formação dos recursos humanos jovens AFLAS lança concurso literário de poesias AFLAS divulga classificados do I Concurso de Poesias

Grande Prêmio Olavo Bilac de Literatura e Poesia

Print Friendly, PDF & Email

O GRANDE PRÊMIO OLAVO BILAC DE LITERATURA E POESIA será concedido aos poetas, escritores, apreciadores da literatura e personalidades culturais brasileiras, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da cultura nacional

Logo da FEBACLA
Logo da FEBACLA

OUTORGA DO GRANDE PRÊMIO OLAVO BILAC DE LITERATURA E POESIA – FEBACLA

Grande Prêmio Olavo Bilac de Literatura e Poesia
Grande Prêmio Olavo Bilac de Literatura e Poesia

A Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Arte – FEBACLA, sempre com a missão de honrar e premiar os Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes, outorgará o GRANDE PRÊMIO OLAVO BILAC DE LITERATURA E POESIA.

O GRANDE PRÊMIO OLAVO BILAC DE LITERATURA E POESIA é uma homenagem ao grande poeta brasileiro OLAVO BILAC (Olavo Braz Martins dos Guimarães Bilac).

O GRANDE PRÊMIO OLAVO BILAC DE LITERATURA E POESIA será concedido aos poetas, escritores, apreciadores da literatura e personalidades culturais brasileiras, cujos trabalhos ou ações mereceram especial destaque na defesa, promoção e valorização da cultura nacional.

Olavo Bilac foi jornalista, poeta e inspetor de ensino. Nasceu no Rio de Janeiro/ RJ, em 16 de dezembro de 1865, e faleceu na mesma cidade, em 28 de dezembro de 1918. Foi Um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, tendo criado a cadeira nº 15, que tem como patrono Gonçalves Dias.

Olavo Bilac foi, no seu tempo, um dos poetas brasileiros mais populares e mais lidos do país, tendo sido eleito o ‘Príncipe dos Poetas Brasileiros’, no concurso que a revista Fon-Fon lançou em 1º. de março de 1913. Fon-Fon foi uma revista brasileira fundada no Rio de Janeiro, que circulou entre 13 de abril de 1907 e setembro de 1958.

Alguns anos mais tarde, os poetas parnasianos seriam o principal alvo do Modernismo. Apesar da reação modernista contra a sua poesia, Olavo Bilac tem lugar de destaque na literatura brasileira, como dos mais típicos e perfeitos dentro do Parnasianismo brasileiro. Foi notável conferencista, numa época de moda das conferências no Rio de Janeiro, e produziu também contos e crônicas.

Olavo Bilac é também autor da letra do Hino da Bandeira Nacional.

Os homenageados, poderão receber suas condecorações em uma de nossas solenidades, que serão realizadas nos seguintes locais e datas:

Dia 26 de abril de 2024, (sexta-feira) às 15h.

Local: CÂMARA MUNICIPAL DE NITERÓI Av. Ernani do Amaral Peixoto, 625 – Centro, Niterói – RJ.

Dia 17 de maio de 2024 (sexta-feira) às 20h.

Evento virtual pela plataforma Google Meet.

INFORMAÇÕES:

Dom Alexandre Camêlo Rurikovich Carvalho, presidente da FEBACLA.

Voltar: https://jornalrol.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/JCulturalRol/

Dom Alexandre Rurikovich Carvalho
Últimos posts por Dom Alexandre Rurikovich Carvalho (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Pular para o conteúdo