Ficção científica narra guerra espacial pelo controle do tempo
‘The Brain’ conta a saga de um cientista que coloca o destino do universo em risco após abrir um portal para outra dimensão
Será que algum dia conseguiremos viajar para outras dimensões?
Segundo a teoria da relatividade, Albert Einstein acreditava que uma viagem seria possível pela manipulação da curvatura da gravidade entre espaço-tempo, enquanto Stephen Hawking propôs que buracos negros e de minhoca serviriam como portais.
No mundo real, a viabilidade prática ainda é uma incógnita.
Mas na ficção científica The Brain, escrita por Wanessa de Oliveira Grisol, os leitores já podem embarcar em uma jornada espacial e temporal pelo universo.
Neste livro, a autora se inspira nas ideias do teórico alemão e do físico britânico para narrar uma trama que desafia os limites da Física.
Junto com a equipe na Universidade de Washington, o pesquisador Joe Hawk constrói uma máquina aceleradora de partículas para recriar o momento em que o Big Bang originou toda a matéria.
Porém, a experiência abre um portal dimensional que desencadeia uma série de desastres naturais na Terra, além de afetar a zona controlada por Brain, o mestre e guardião do tempo que dá título à obra.
A entidade luta para manter o equilíbrio das leis temporais frente ao desastre cósmico, enquanto seu filho rebelde, Lux, inicia uma missão para destruir as proteções do espaço-tempo estabelecidas há bilhares de anos pelo pai.
É neste momento que Brain decide formar uma aliança improvável com o Doutor Hawk e outros personagens intergalácticos para salvar o multiverso de um vírus mortal e garantir a sobrevivência da humanidade.
Como espécies, indivíduos muitas das vezes diferentes uns dos outros, usamos o princípio da dominação para sobreviver dentro de um sistema de sociedade, buscamos diversas maneiras dentro de nossas espécies para produzir a insegurança, a dúvida e o medo. Quem poderia controlar o tempo?
(The Brain, p. 14)
A guerra pelo controle do tempo resulta em uma narrativa provocadora: até onde somos capazes de ir em busca pelo poder?
Entre os dilemas vividos pelos protagonistas e as referências a cientistas renomados – como o próprio nome do Doutor Hawk, inspirado em Stephen Hawking –, esta leitura diverte ao mesmo passo que convida a refletir sobre a importância da responsabilidade na exploração científica e as consequências da ambição humana.
FICHA TÉCNICA
Título do livro: The Brain
Editora: Editorial Casa
ISBN: 978-655399516-1
Formato: Livro físico
Páginas: 138
Preço: R$39,00
Onde comprar: Amazon
SOBRE A AUTORA
Wanessa de Oliveira Grisol é natural de Volta Redonda (RJ). Graduada e pós-graduada em Geopolítica, possui MBA de Comunicação e Marketing em Mídias Digitais, no qual aprimorou e aprofundou o conhecimento na área de e-commerce.
Trabalha atualmente como assessora de Recursos Humanos e tem como principais hobbies os jogos eletrônicos (games) e a leitura. The Brain é seu livro de estreia.
Redes sociais da autora:
Instagram: @wanessadeoliveiragrisol
LinkedIn: Wanessa de Oliveira Grisol
Facebook: Wanessa Oliveira Grisol
- A força dos ipês: mais que uma reparação - 21 de novembro de 2024
- Membrana, de Maurício Limeira - 20 de novembro de 2024
- Parte de mim vai embora - 19 de novembro de 2024
Lílian Oliveira Henriques, mais conhecida no meio lítero-cultural como Lee Oliveira, é Tecnóloga em Processos Gerenciais, artesã, poetisa e bookstagram, forma de consumo do objeto livro a partir da comunidade literária da rede social Instagram. Proprietária do Instagram @o.que.li, onde escreve resenhas de livros de autores nacionais e/ou independentes, dando luz a essas obras tão importantes para Literatura Brasileira e que, às vezes, não são valorizadas. Acadêmica da FEBACLA, onde ocupa a cadeira 242, tendo por patrona Elizabeth II, entidade pela qual foi
agraciada com as seguintes medalhas: – Medalha de Mérito Acadêmico
– Medalha Mérito Mulher Virtuosa – Medalha alusiva a 10 anos da FEBACLA – Acadêmica Internacional – Medalha Tributo a Chiquinha Gonzaga
– Destaque Cultural Febacliano 2022 – Comenda Sete Maravilhas do Mundo Moderno. É coautora das antologias ‘Um brinde de Natal’ e ‘Rimas, Versos e Bardos’.
Ao jornal Cultural, meus agradecimentos pela reportagem sobre o meu livro. Desejo aos leitores dida longa e próspera, com já dizia : spock.