Comentário de Inês Rosa Bueno
O livro ‘Desenvolvimento Generalizável’ do economista da ONU e professor da Fundação Getúlio Vargas, Celso Waack Bueno, será lançado na Livraria Martins Fontes, no endereço em anexo na Avenida Paulista, em São Paulo, no dia 9 de dezembro, às 18:30 horas.
Quem não puder comparecer, pode se informar mais sobre as ideias do autor no blog com o mesmo nome (Desenvolvimento Generalizável) que está online. E querendo encomendar uma cópia do livro a ser entregue por correio, pode escrever para cwbueno@yahoo.com.br.
Eu considero que as ideias do autor são NECESSÁRIAS para o entendimento do processo econômico global atual. É um entendimento profundo, de quem fez os mais altos estudos acadêmicos do mundo, foi um professor reconhecido incondicionalmente por gerações e gerações de alunos que o escolheram como paraninfo ou professor homenageado.
Por outro lado – e principalmente – suas conclusões se baseiam também numa vida de lutas nas esferas superiores das instituições de assessorias a governos, por um desenvolvimento justo, sustentável e acessível a todos. Como assessor da ONU para o desenvolvimento, percorreu, orientando equipes dessa entidade em mais de quarenta países. Dessa experiência, tirou conclusões ímpares, às quais raras pessoas têm acesso.
Recomendo a leitura.
Vamos avançar nos paradigmas de entendimento dos problemas ambientais e sociais e de desenvolvimento, através dessa leitura.
Vamos nos aprofundar, sistematizar e sintetizar a compreensão das determinações históricas do momento político global que estamos atravessando – que é crucial para nosso futuro enquanto espécie que se propõe objetivos humanistas – sejam quais forem.
Últimos posts por Helio Rubens (exibir todos)
- Como o jornalista Helio Rubens vê as coisas - 9 de janeiro de 2024
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 27 de dezembro de 2023
- Como o jornalista Helio Rubens vê o mundo - 22 de dezembro de 2023
É fundador e um dos editores do Jornal Cultural ROL e do Internet Jornal. Foi presidente do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga por três anos. fundou o MIS – Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, do qual é seu secretário até hoje, do INICS – Instituto Nossa Itapetininga Cidade Sustentável e do Instituto Julio Prestes. Atualmente é conselheiro da AIL – Academia Itapetiningana de Letras.