A outorga da referida premiação é uma forma de reconhecimento pelas contribuições já realizadas, visando promover e estimular manifestações de caráter artístico e cultural

Letras e Ciências
EDITAL Nº 01017.2025 – FEBACLA
OUTORGA DA COMENDA CIDADE MARAVILHOSA DE BELAS ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS, com as qualificações honoríficas de Comendador (a) da Cidade Maravilhosa
O Presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES – FEBACLA, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, estabeleceu na data de 16/01/2025 a criação da COMENDA CIDADE MARAVILHOSA DE BELAS ARTES, LETRAS E CIÊNCIAS.
O presente edital tem como objetivo premiar artistas, acadêmicos, produtores culturais, poetas, escritores, jornalistas, advogados, historiadores, músicos, educadores, cientistas, empresários e militares, que por meio de suas atividades, enriquecem o cenário cultural.
A outorga da referida premiação é uma forma de reconhecimento pelas contribuições já realizadas, visando promover e estimular manifestações de caráter artístico e cultural.
O Rio de Janeiro é conhecido como CIDADE MARAVILHOSA por causa da sua beleza natural, que inclui praias, montanhas, florestas, rios e cachoeiras. O apelido também é uma referência à vida cultural da cidade, que conta com museus, centros culturais, teatros e cinemas.
O título de Cidade Maravilhosa surgiu em 1904, quando foi registrado no jornal “O Paiz” durante o carnaval. A expressão se popularizou em todo o mundo após a criação da marchinha de carnaval “Cidade Maravilhosa”, composta por André Filho em 1935. A música se tornou o hino da cidade.
A paisagem urbana do Rio de Janeiro é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A estátua do Cristo Redentor, no alto do Corcovado, é um dos maiores símbolos da cidade e uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno
Os agraciados receberão o Título de COMENDADOR (a) DA CIDADE MARAVILHOSA.
Os interessados, deverão entrar em contato com Dom Alexandre e solicitar o edital.
- A Fundação da Academia Brasileira de Letras - 2 de fevereiro de 2026
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.

