dezembro 08, 2025
Entre o meu amor que celebra e o meu país que chora
Solenidade da AAP-Brasil
9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos
No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez!
Pajé Pitotó
Troféu Mulher de Pedra 2025
Príncipes também são sapos
Últimas Notícias
Entre o meu amor que celebra e o meu país que chora Solenidade da AAP-Brasil 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! Pajé Pitotó Troféu Mulher de Pedra 2025 Príncipes também são sapos

Documentos históricos importantes retornam a Porto Feliz

image_print

O professor Carlos Carvalho Cavalheiro realizou a entrega de documentos históricos relevantes à Cúria Arquidiocesana e ao Arquivo Público Municipal ‘Sérgio Buarque de Hollanda’

Documento histórico destinado à à Cúria Arquidiocesana e ao Arquivo Público Municipal “Sérgio Buarque de Hollanda”.
Documento histórico destinado à Cúria Arquidiocesana e ao Arquivo Público Municipal ‘Sérgio Buarque de Hollanda’.

Na tarde da última terça-feira, 14 de janeiro, a sede da Tribuna das Monções foi palco de um momento significativo para a preservação da memória histórica de Porto Feliz. O professor Carlos Carvalho Cavalheiro realizou a entrega de documentos históricos relevantes à Cúria Arquidiocesana e ao Arquivo Público Municipal ‘Sérgio Buarque de Hollanda’.

Os documentos foram adquiridos pelo colecionador e negociante de antiguidades Gilberto Fernando Tenor, de Sorocaba, que, ao reconhecer sua importância, entrou em contato com o professor Carlos Cavalheiro. Tenor confiou ao professor a decisão sobre o destino mais adequado: manter os documentos em sua posse, repatriá-los para Porto Feliz ou doá-los a instituições apropriadas.

Entre os itens entregues estão dois encartes, com dez folhas cada, de livros de batismo de escravizados de Porto Feliz, datados de 1799 e 1809. Estes encartes são, possivelmente, parte de livros pertencentes à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e à Cúria Arquidiocesana de Sorocaba. Além disso, foram doados títulos de eleitor originais de 1886, 1890, 1902 e 1934.

Com a concordância de Gilberto Fernando Tenor, o professor Carlos decidiu devolver os documentos à cidade. Assim, contatou Maria Aparecida Faustino, representante da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, que, acompanhada por Valdir dos Santos, recebeu solenemente os encartes. Da mesma forma, os títulos de eleitor foram entregues à arquivista Janaína Souza Piva Mâncio, que os recebeu para o Arquivo Público Municipal.

“Esses documentos devem estar em acervo adequado e, quando possível, à disposição do público e dos pesquisadores. A informação histórica é um direito do cidadão”, enfatizou o professor Carlos Carvalho Cavalheiro.

A formalização da entrega contou ainda com as presenças de Roberto Prestes de Souza, Maurício José e Márcio Yamamoto.

Carlos Carvalho Cavalheiro
Carlos Carvalho Cavalheiro

Carlos destacou a importância do gesto: “É o senso de comunidade e de cidadania que nos move. Que este gesto sirva de inspiração para que tantos outros, detentores de documentos da História local, se sintam estimulados a doá-los para o enriquecimento dos acervos públicos de Porto Feliz.”

Professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz desde 2006, Carlos Carvalho Cavalheiro exerce suas atividades na EMEF Coronel Esmédio e é reconhecido por seu trabalho em prol da preservação histórica e cultural.


Voltar

Facebook

Sergio Diniz da Costa
Últimos posts por Sergio Diniz da Costa (exibir todos)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo