O professor Carlos Carvalho Cavalheiro realizou a entrega de documentos históricos relevantes à Cúria Arquidiocesana e ao Arquivo Público Municipal ‘Sérgio Buarque de Hollanda’

Na tarde da última terça-feira, 14 de janeiro, a sede da Tribuna das Monções foi palco de um momento significativo para a preservação da memória histórica de Porto Feliz. O professor Carlos Carvalho Cavalheiro realizou a entrega de documentos históricos relevantes à Cúria Arquidiocesana e ao Arquivo Público Municipal ‘Sérgio Buarque de Hollanda’.
Os documentos foram adquiridos pelo colecionador e negociante de antiguidades Gilberto Fernando Tenor, de Sorocaba, que, ao reconhecer sua importância, entrou em contato com o professor Carlos Cavalheiro. Tenor confiou ao professor a decisão sobre o destino mais adequado: manter os documentos em sua posse, repatriá-los para Porto Feliz ou doá-los a instituições apropriadas.
Entre os itens entregues estão dois encartes, com dez folhas cada, de livros de batismo de escravizados de Porto Feliz, datados de 1799 e 1809. Estes encartes são, possivelmente, parte de livros pertencentes à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens e à Cúria Arquidiocesana de Sorocaba. Além disso, foram doados títulos de eleitor originais de 1886, 1890, 1902 e 1934.
Com a concordância de Gilberto Fernando Tenor, o professor Carlos decidiu devolver os documentos à cidade. Assim, contatou Maria Aparecida Faustino, representante da Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, que, acompanhada por Valdir dos Santos, recebeu solenemente os encartes. Da mesma forma, os títulos de eleitor foram entregues à arquivista Janaína Souza Piva Mâncio, que os recebeu para o Arquivo Público Municipal.
“Esses documentos devem estar em acervo adequado e, quando possível, à disposição do público e dos pesquisadores. A informação histórica é um direito do cidadão”, enfatizou o professor Carlos Carvalho Cavalheiro.
A formalização da entrega contou ainda com as presenças de Roberto Prestes de Souza, Maurício José e Márcio Yamamoto.

Carlos destacou a importância do gesto: “É o senso de comunidade e de cidadania que nos move. Que este gesto sirva de inspiração para que tantos outros, detentores de documentos da História local, se sintam estimulados a doá-los para o enriquecimento dos acervos públicos de Porto Feliz.”
Professor de História na rede pública municipal de Porto Feliz desde 2006, Carlos Carvalho Cavalheiro exerce suas atividades na EMEF Coronel Esmédio e é reconhecido por seu trabalho em prol da preservação histórica e cultural.
- 9ª FLAUS – Feira do Livro e Autores Sorocabanos - 8 de dezembro de 2025
- No Quadro do Jornal ROL, Eduardo Martínez! - 8 de dezembro de 2025
- Pajé Pitotó - 8 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

