A Comenda será concedida pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e consistirá na concessão de certificado e outorga da Medalha


O Presidente da FEDERAÇÃO BRASILEIRA DOS ACADÊMICOS DAS CIÊNCIAS, LETRAS E ARTES – FEBACLA, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias, estabeleceu na data de 25/04/2018 a criação da COMENDA DEFENSOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL BRASILEIRO.
A COMENDA DEFENSOR DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL BRASILEIRO será concedida a instituições e personalidades de todo Brasil, que se destacaram ao longo dos anos, na proteção, preservação e valorização do patrimônio cultural do país, seja material ou imaterial. Esta defesa pode ocorrer em diversos âmbitos mediante políticas públicas, iniciativas de preservação, pesquisa, educação e difusão do conhecimento sobre a cultura brasileira.
A expressão Patrimônio Histórico e Cultural tem a ver com tudo aquilo produzido, material ou imaterial, pela cultura de cada sociedade. Isso devido à importância cultural e científica de cada lugar, sendo o principal objetivo, preservar as riquezas naturais de todas as comunidades, para as pessoas presentes e as que ainda virão. Afinal, os Patrimônios Históricos alimentam e fomentam as culturas dos diversos povos.
Os bens que são considerados Patrimônios Históricos Culturais são: obras de artes plásticas (pinturas, esculturas, ilustrações, tapeçarias e artefatos artísticos, em geral); construções e conjuntos arquitetônicos (cidades, casas, palácios, casarões, jardins, monumentos); festas e festividades; músicas; elementos culinários, e outros representantes das inúmeras culturas existentes ou que já existiram no mundo.
A Comenda será concedida pela FEBACLA – Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes e consistirá na concessão de certificado e outorga da Medalha.
A Solenidade de outorga será realizada na seguinte data:
Dia 28 de junho (sábado) às 16h (Horário de Brasília), evento virtual na plataforma Google Meet e Transmissão ao vivo pela TV CHANNEL NETWORK.
Solicite o edital
- A Fundação da Academia Brasileira de Letras - 2 de fevereiro de 2026
- Correios: do orgulho nacional à incerteza do presente - 28 de janeiro de 2026
- O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) - 26 de janeiro de 2026
Dom Alexandre da Silva Camêlo Rurikovich Carvalho é natural de Nova Iguaçu, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 20 de agosto de 1974. Casado, pai de dois filhos, é licenciado em História e Filosofia, tecnólogo em Eventos e bacharel em Direitos Humanos com ênfase em Ciências Sociais. Possui formação especializada em nível de pós-graduação nas áreas de História do Brasil, História Antiga e Medieval, Filosofia, Ciências Políticas, Jornalismo, Docência do Ensino Superior, Produção Cultural e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural entre outras. É coautor de mais de quarenta obras literárias e atua como colunista do Jornal Cultural ROL, desenvolvendo produção intelectual voltada à história, cultura, filosofia, direitos humanos e diplomacia cultural. Foi reconhecido por Notório Saber em Filosofia pelo Instituto Universitas Ecclesiae do Brasil. Detém centenas de títulos honoríficos, medalhas e condecorações concedidas por instituições nacionais e internacionais. É Doctor of Humane Letters pela Logos University International (UNILOGOS) e Doctor of Philosophy in Peace pela International University of Higher Martial Arts Education. Atua como Agente de Representação Diplomática Dinástico-Cultural, com status de Embaixador Honorário da Organização Internacional de Diplomacia Cultural.

