Pietro Costa: Poema ‘Jardins de esperança’


O corpo é jardim, cada célula uma flor,
cultivar o cuidado para semear o amor.
O toque é linguagem que salva em silêncio,
ouvir a pele, eis um ato de pertencimento.
Nessa aurora rosa, a esperança floresce,
prevenir traduz um gesto que fortalece.
O peito é morada do sopro vital,
cuidar-se é plantar futuro no quintal.
A vida requer ternura no gesto mais simples,
um exame em tempo é ponte que nos redime.
Outubro ventila candente luz em cada janela,
a consciência é chama, uma oficiosa sentinela.
Pietro Costa
- Atenção, verbonautas e barcófilos!!! - 23 de abril de 2026
- A fenomenologia do polegar em queda - 15 de abril de 2026
- A seiva verdadeira - 31 de março de 2026

Natural de Brasília (DF), é escritor, poeta e Assessor Jurídico de 2ª Instância do MPU (PGJM). Autor de 11 livros, ganhou projeção internacional com O Barco e o Verbo: 10 Anos de Travessia Literária, lançado na London Book Fair 2026, onde recebeu o título Royal Writer of the Year. Seu livro Requintes de Sensibilidade (2025) foi lançado no Salão do Livro de Genebra 2026, ampliando o alcance de sua poesia no cenário europeu. Vencedor do Troféu Clarice Lispector 2024 (SolRidente) e do 1º Concurso Mágico de Oz 2025 (A Matemática da Presença), integrou a delegação brasileira no Festival Internacional de Poesia de Bucareste (2025). Professor de Escrita Criativa, Idealizador e Facilitador do LabVerso: Núcleo de Poéticas Experimentais e Mentoria Literária de Alta Formação, Doutor Honoris Causa Mult., soma mais de 400 participações em coletâneas literárias.


Júlia, tão logo vi a sua mensagem anterior, a respondi.
O colunista genealogista do ROL, Afrânio Mello, faleceu no início de 2021, e, por essa razão, não é possível responder sobre o que você solicitou. Além do mais, as pesquisas realizadas pelo Afrânio eram em relação ao sobrenome, e não ao nome do solidcitando.
Mais ainda, o Afrânio já tinha feito várias pesquisar em relação ao sobrenome Santos, porém,nenhuma delas tendo o nome da pessoa que você citou, como solicitante da pesquisa.