Segundo livro da escritora Dorilda Almeida, A Casa das Memórias e o Quintal de Todos Nós é lançado em Frankfurt, Alemanha, na maior Feira do Livro do mundo

A escritora, poetisa, psicanalista clínico e filósofa Dorilda Almeida, num voo literário ainda mais alto, no dia 18/10/2025 lançou seu segundo livro, A Casa das Memórias e o Quintal de Todos Nós, em Frankfurt, Alemanha, na maior Feira de Livros do mundo.
A obra, lançada pela Editora Mágico de Oz e com prefácio da renomada escritora e poetisa Claudia Gomes, em suas 165 páginas e 30 contos e memórias, traz aos leitores temas variados e atuais, dentre os quais, respeito às diferenças; eesiliência; bullying; doenças mentais; generosidade; relação afetiva entre pais e filhos; violência contra a mulher; preconceitos; infância; adolescência; solidão e amizade.
Sinopse
Em A Casa das Memórias e o Quintal de Todos Nós, Dorilda Almeida nos convida a entrar numa casa feita de lembranças, afetos e histórias entrelaçadas pela ternura e pela resistência. Entre contos e textos de memórias, a autora costura cenas da infância, da vida familiar e das relações comunitárias, trazendo à tona uma Bahia profunda marcada por cheiros, vozes, sabores e sentimentos que atravessam gerações. Com linguagem acessível, traços de oralidade e toques poéticos, Dorilda transforma experiências pessoais em patrimônios coletivos, em narrativas que nos fazem lembrar da casa da vó, do quintal compartilhado, das amizades da infância, das dores silenciosas e da força resiliente de quem sonha com uma vida mais digna. Este livro é uma celebração das memórias que moldam quem somos e um convite para revisitarmos nossos próprios quintais, reais ou simbólicos. Uma leitura que aquece, emociona e nos faz compreender que, contar histórias é, também, um ato de amor, permanência e transformação.
Serviço
Livro: Casa das Memórias e o Quintal de Todos Nós
Autora: Dorilda Almeida
Editora: Mágico de Oz
ISBN: 978-65-5298-109-7
Número de páginas: 165
Preço: R$ 40,00
Contatos com a autora: Instagram / E-meio
Sobre a autora

Dorilda Almeida, natural de Jacobina (BA), e radicada em Salvador, é escritora, poetisa, psicanalista clínico, filósofa, coordenadora geral do CEDHIA, professora, especialista em Direitos Humanos e Educação. Possui artigo publicado na Revista Neurociências Psicologia.
É criadora e coordenadora de projetos sobre Direitos Humanos com alunos adolescentes na Comunidade Escolar de Salvador (BA). Membro Fundadora de várias Academias nacionais e internacionais.
Coautora de várias antologias e revistas eletrônicas, como a LiteraLivre e Pragmatha, e na Seleção Especial de Textos Talentos Brasileiros.
Detentora de vários títulos, medalhas, prêmios e destaques literários e culturais, dentre os quais o Título de Dra. h. c. em Educação e Direitos Sociais e Humanitários, pela FEBACLA e Consulesa Honorária do Estado da Bahia.
Autora do livro Entusiastas Palavras-Conexão Amorosa e A Casa das Memórias e o Quintal de Todos Nós.
- Pequeña historia de META - 2 de fevereiro de 2026
- II Prêmio Laurel de Literatura - 30 de janeiro de 2026
- Chove chuva, chove sem parar… - 30 de janeiro de 2026
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,

