‘Caminhos, viagens, rumos e trilhas – Relatos de aventuras’ é o novo livro do escritor, poeta e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro

Com o título ‘Caminhos, viagens, rumos e trilhas – Relatos de aventuras‘ o escritor e historiador Carlos Carvalho Cavalheiro publica seu 39º livro.
Conforme o título indica, o livro contém as narrativas de viagens de aventuras do autor, desde a primeira viagem de ônibus que fez sozinho (aos 15 anos de idade, com autorização judicial) para Jardinópolis, passando pelos caminhos de Passos de Anchieta (Espírito Santo), Capela da Penha (Votorantim), Trilha Inca para Machu Picchu (Peru), Caminho do Sol (interior de São Paulo) e se estendendo para aventuras como o Trem da Morte de Corumbá até Santa Cruz de La Sierra…
De acordo com o autor, o livro é composto pelas memórias dessas viagens que marcaram a sua história pessoal, imprimindo em seu caráter as marcas colhidas durante essas experiências. “Serve, também, para o engrandecimento pessoal dos leitores, penso”, diz Cavalheiro.
O livro foi publicado pela Editora Crearte. No texto da contracapa, a editora salientou: “Toda viagem é uma oportunidade para colecionar memórias. As viagens de aventura, por lugares inusitados ou repletos de vivências múltiplas, têm o poder de deixar marcas mais profundas em nossas lembranças”.
Em suas 152 páginas o livro traz relatos dentro da linha temporal do ano de 1988 até 2023.
As viagens e aventuras que compõem o livro se reportam às seguintes localidades: Jardinópolis (interior de São Paulo), Poços de Caldas (interior de Minas Gerais), Campos do Jordão (São Paulo), Morro da Mariquinha (Sorocaba), Santa Cruz de La Sierra (Bolívia), Trem da Morte, São Thomé das Letras (Minas Gerais), Visconde de Mauá (Rio de Janeiro), Conservatória (Rio de Janeiro), Fazenda Nova Gokula do Movimento Hare Krishna (Pindamonhangaba, interior de São Paulo), Viagem de trem de Sorocaba para Conchas, PETAR (Parque Ecológico e Turístico Alto Ribeira), Mato Dentro (Sorocaba), Paranapiacaba a Cubatão (Caminhada pela Mata Atlântica), Capela da Penha (Votorantim), Machu Picchu (Trilha Inca), São Luiz do Paraitinga (interior paulista, região do Vale do Paraíba), Passos de Anchieta (Espírito Santo), Caminho do Sol (de Santana de Parnaíba até Águas de São Pedro), Dois Córregos e Mineiros do Tietê (oeste paulista, em busca da lenda do Unhudo), e Diamantina (Minas Gerais).

Ao final do livro, o autor descreve a ocorrência do show de Raul Seixas na cidade de Sorocaba. “Embora não se trate de um relato de viagem, assistir a esse show, aos 17 anos, foi uma aventura”, justifica o autor.
O livro ‘Caminhos, viagens, rumos e trilhas’ será lançado no dia 12 de dezembro na FLAUS (Feira do Livro e Autores Sorocabanos), no SESC Sorocaba, a partir das 14h.
Carlos Carvalho Cavalheiro é escritor e historiador, doutorando em Comunicação e Cultura pela UNISO e professor de história da rede pública municipal de Porto Feliz.
- Uma noite inesquecível em Manhuaçu! - 3 de dezembro de 2025
- N.A.I.S.L.A - 2 de dezembro de 2025
- A Colônia dos Abacateiros - 1 de dezembro de 2025
Natural de Sorocaba (SP), é escritor, poeta e Editor-Chefe do Jornal Cultural ROL. Acadêmico Benemérito e Efetivo da FEBACLA; membro fundador da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia – ALSPA e do Núcleo Artístico e Literário de Luanda – Angola – NALA, e membro da Academia dos Intelectuais e Escritores do Brasil – AIEB. Autor de 8 livros. Jurado de concursos literários. Recebeu, dentre vários titulos: pelo Supremo Consistório Internacional dos Embaixadores da Paz, Embaixador da Paz e Medalha Guardião da Paz e da Justiça; pela Soberana Ordem da Coroa de Gotland, Cavaleiro Comendador; pela Real Ordem dos Cavaleiros Sarmathianos, Benfeitor das Ciências, Letras e Artes; pela FEBACLA: Medalha Notório Saber Cultural, Comenda Láurea Acadêmica Qualidade de Ouro; Comenda Baluarte da Literatura Nacional e Chanceler da Cultura Nacional; pelo Centro Sarmathiano de Altos Estudos Filosóficos e Históricos, Pesquisador em Artes e Literatura; Pela Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, o Título Imortal Monumento Cultural e Título Honra Acadêmica, pela categoria Cultura Nacional e Belas Artes; Prêmio Cidadão de Ouro 2024, concedido por Laude Kämpos. Pelo Movimento Cultivista Brasileiro, o Prêmio Incentivador da Arte e da Cultura,


Gostei muito da reportagem.
Não conhecia o jornal.
Bom saber que vem aí mais um livro do Carlos.
Gostaria de saber como colaborar com o jornal.
Bom dia, Celso!
Atualmente, o Quadro de Colunistas está completo. Porém, temos três seções abertas para a participação dos leitores: JOVENS TALENTOS (crianças de 7 anos a adolescentes de 17, com textos); O LEITOR PARTICIPA (maiores de 18 anos, com textos) e A ARTE DO LEITOR (todas as idades, por meio de fotos (em torno de 9) da arte: fotografia, pintura, desenho, escultura, artesanato)
Para participar, basta enviar o material para jornalculturalrol2@gmail.com, uma foto (rosto) e uma biografia.
Um mega abraço ROLiano de luz!