fevereiro 18, 2026
Um enigmático intercâmbio entre mestres da cultura
O crítico
Dócil Murucututu
Da Tunísia ao ROL, Arwa Ben Dhia!
Da Inglaterra ao ROL, Jane Nash!
Não dito
Festa em casa, uma reflexão
Últimas Notícias
Um enigmático intercâmbio entre mestres da cultura O crítico Dócil Murucututu Da Tunísia ao ROL, Arwa Ben Dhia! Da Inglaterra ao ROL, Jane Nash! Não dito Festa em casa, uma reflexão

O crítico

image_print

José Antonio Torres: Crônica ‘O crítico’

José Antonio Torres
José Antonio Torres
Imagem criada por IA do Bing – 18 de fevereiro de 2026, às 08?05 PM

O ser humano tem o péssimo hábito de ser um crítico mordaz de seus semelhantes. Julga como se fosse infalível, como se fosse onisciente.

Na maioria das vezes, esse crítico implacável é aquele que tem contra si grandes falhas em seu comportamento e atitudes, mas é incapaz de reconhecê-las. Falta-lhe humildade.

Há algo ainda pior em alguns desses indivíduos: são pessoas falsas. Criticam, julgam mal o seu semelhante, mas quando estão em sua companhia, se mostram muito amigáveis.

Ninguém é melhor do que ninguém.

Nas mais diversas atividades, uns as desempenharão com mais competência e eficiência do que outros. Em outras mais, as cumprirão de forma apenas satisfatória, nada além disso. Em outras, ainda, irão se superar, agigantando-se diante das adversidades.

Assim é a vida. Ninguém está pronto e nem é perfeito em tudo. Todos nós evoluímos diariamente em conhecimentos, capacidade e em comportamentos éticos e morais. Portanto, não veja o seu semelhante como um inferior, um incapaz ou incompetente. Ele poderá surpreender em muitas oportunidades.
Respeite. Seja verdadeiro e não um falso em suas relações, sejam elas sociais, profissionais ou sentimentais.

Estamos aqui neste planeta para aprender. Seu bom exemplo de vida e de conduta diante da mesma pode servir de estímulo e exemplo para aqueles que convivem com você. Da mesma forma que uma atitude, uma postura negativa ou falsa mostrará que você é uma pessoa que não se deve ter ao lado. Você será visto como não confiável.

Como podem perceber, isso também é uma crítica. Precisamos trabalhar em nós esse comportamento.
O seu comportamento e o seu exemplo determinarão se você é um aglutinador ou alguém que deve ser evitado. Vamos entender isso não como uma crítica, mas como sendo apenas uma questão de afinidade e bem-estar. Vamos procurar ser sempre amáveis com nossos semelhantes. E se ainda assim, não conseguirmos dominar esse nosso senso crítico, que sejamos críticos, não dos nossos semelhantes, mas de nós mesmos.


José Antonio Torres

Voltar

Facebook

Jose Antonio Torres
Últimos posts por Jose Antonio Torres (exibir todos)

12 thoughts on “O crítico

  1. Excelente texto ,o qual expressa a mais profundo realidade quanto as individualidades e que estamos aqui para aprendermos uns com ou outros e sem julgarmo-nos.Abç meu amigo.

  2. A passagem “Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra” é bastante pertinente ao texto do autor, que por sinal é de fácil compreensão e edificante.

  3. Verdade amigo!!O texto é só verdade e realidade do início ao fim!!É uma das facetas do ser humano, negativa, claro!!Muito bom como sempre!!!

  4. Caro amigo, dissertar sobre a fragilidade do âmago individualista do ser humano se torna uma dualidade. O descreveste de maneira simples e objetiva. Parabéns pela explanação. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
Acessar o conteúdo